segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Por Dentro das Escaladas de Juiz de Fora

Zé Marcio experimentando os belos regletes da 'Dedos em Chamas 8b', Pedra do Yungue.

Sempre vinha ouvindo falar sobre as escaladas de Juiz de Fora, MG. Muitos causos por conta do amigo Demétrius Abreu, o Bandeirinha, que por tempos morou em Vitória e nos colocava muita pilha para conhecer o local.

Um feriado vinha se aproximando, e nada de definições do local a se escalar. Até que um telefone inesperado nas vésperas do feriado nos encaminha rumo a Juiz de Fora. Nesta empreitada estavam: Fred, Afeto, Zé Marcio e Baldin.

No primeiro dia fomos conhecer o point mais famoso do local, a Pedra do Yungue, a apenas 10 km da cidade. Uma área grande com cerca de 50 vias, dividida nos setores das Esportivas, Boulders e Paredes. Vias técnicas, negativas, resistência, parede com várias tradicionais com média de 200 metros, artificiais, boulders... um local bem completo e com vários estilos reunidos. Para começar conhecendo o point é legal entrar nas super clássicas 'Caminhão em Ponto Morto, 7b' e 'Dedos em Chamas, 8b'.

No outro dia foi hora de conhecer o Orvalho, localizado a 40 km de JF. Parede de cor alaranjada bem negativa, 'pra quem quer fazer força', com um show de abaulados fomentando uma escalada mais de explosão. O point tem cerca de 11 vias, sendo as mais fáceis para aquecimento a 'Tudo de Volta, 5º' e 'Sacode a Poeira, 6º' na face vertical da parede. As vias mais pauleiras estão na face negativa que começa logo na esquina das duas faces com a 'Me Chama Pelo Nome, 7b', linha bonita muito aconselhável para aclimatar ao estilo 'negativo' do local. Desta via para a direita já tem a 'Orvalho em Pó, 8a' e quanto mais para direita as vias são mais fortes, tendo até 9º.

O terceiro dia seria dedicado ao setor das Tradicionais do Yungue, mas choveu no exato momento em que estavámos saindo pra ir escalar. Também um feriado inteiro de Finados sem nenhuma chuva era pedir demais...

Pedra do Yungue, Setor das Esportivas.

O croqui do Yungue pode ser visualizado em:
http://www.escaladabrasil.com/osite/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=29



Baldin na clássica 'Caminhão em Ponto Morto 7b'.

Afeto no final da 'Like Your Dreams 7b', no Yungue.


O Bando: Fábio, Fred, Zé Marcio, Eliezer, Baldin e Afeto


Pedra do Orvalho

Nos points que visitamos o acesso é muito fácil. No Yungue com 5 minutos já se esta na base do setor das esportivas. No Orvalho o carro fica literalmente em baixo da parede, caminhada zero.

Frutos...

Agradecimentos a família do Fred que com muita gentileza nos acolheu em sua casa durante estes dias, ao Eliezer (escalador local) que nos acompanhou e pilhou muito, e ao Fábio, um dos conquistadores mais ativos da região, que só nos fez atissar mais a vontade de voltar... Fendas do Mar de Espanha que aguarde!

5 comentários:

Lucas Sthel disse...

inveja eh feio mas devo adimitir!! to com inveja galera!! hehehehe
show de bola essa trip hein!! as fotos estao show de bola!! espero aprender a escalar direito logo pra poder aproveitar mais nossas rochas!!

ps.: ae baldin.. consegui configurar pra aparecer meu nome... eh soh fazer um rapido cadastro aki no "Use outra conta"

Abraco

BALDIN disse...

Certeza Lucas... bora pras Trips...
Valeu pelo toque sobre a configuração do comentário.
Abraço.

Gustavo disse...

opa, estou devo ficar um dia em mar de espanha.. conhece as vias de escalada por lá? um abraço

Henrique disse...

Heô Baldin, agora que conheceu JF quando voltar me dê um toque, vc me ajudou ai no ES e se precisar é só falar..

PS: Gustavo, se quiser pode me chamar que eu vou com vc.
Tel: (32) 3221-8610
MSN: pregnolatti@hotmail.com
Valeu.......

BALDIN disse...

Opá Gustavo!
Já ouvir falar mt, e mt bem das escaladas lá de Mar de Espanha... ainda não rolou de ir... mas espero esta lá em breve!

Henrique, te add no msn... vamos nos falando. Qd for pra JF novamente te dou um alô. valeu a força.

Abraço.