terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Amigos: Uma lição de vida.

Paulo Macaco e amigos no topo do Corcovado, RJ








No Domingo dia 06/01/08 passou no canal Wohoo , uma escalada que o Paulo Macaco fez no Corcovado ,na via Atalho do Diabo, Paulo que esta cego devido a Aids, teve a colaboração de varios amigos de verdade nesta empreitada , pra quem não sabe o Paulo foi um dos escaladores que muito contribuiu para aumento do nivel técnico da escalada no Brasil , muito legal os amigos que deram esta força, a matéria é de 2006, passou até no Fantástico, mas o que me levou a fazer um post sobre esta matéria foi que na época não passou tudo , tem um depoimento do Paulo e da galera que me deixou muto emocionado, na época que o pessoal saia pra escalar , sempre encontrava pelas trilhas umas "jaquinhas" , e isso era uma refeição quase que diária, anos depois quando o Paulo já estava internado em um hospital devido a alguns problemas causados pela Aids, o Hillo Santana, colheu uma jaca e levou para o amigo, lá chegando não podia mais entrar devido ao termino das visitas, não satisfeito, ele se despediu e escalou os sete andares do hospital com meia jaca na mochila, só para entregar ao amigo infermo,teve um outro depoimento do Paulo que não vi no vídeo, mas tem na matéria do site Montanhas do Rio que esta no link no fim do post, em que ele cita algumas pessoas que o apoiaram neste momento tão difícil.


Quando perguntado pelo André Ilha, sobre as pessoas que o apoiaram, Paulo responde o seguinte:O Chiarelli, a Rosângela... O Caliano também me deu muito apoio: ele chegou uma vez num momento em que eu estava na cama todo sujo de fezes, sangue, cateter, tubulação e eu então falei: “Pôxa, Caliano, eu estou todo imundo aqui, tira a mão de mim”, e ele disse: “Meu irmão, tu não vai ficar assim não”, e me levantou e me limpou. Foi uma coisa que marcou a minha vida.


Estes exemplos foram pra mim uma das maiores demonstrações de amizade que eu tenho notícia, fica ai um exemplo de coragem e amizade, pois na época quase não se sabia sobre a Aids, o que era, e como se dava sua forma de contagio, e muitas pessoas viviam isoladas pelo medo, que sirva de lição para nós ,neste novo ano que se inicia.


"O Hillo foi um amigo que me visitou quase todos os dias. Nos momentos mais difíceis, em que eu mais precisava, ele estava do meu lado, ali. Uma vez eu perguntei: “Hillo, como é que você entrou no hospital se a visita acaba às 5 horas e é uma da manhã?” Aí eu descobri que ele havia solado uma parede de tijolos na lateral do Hospital da Lagoa até o sétimo andar, com meia jaca na mochila!
"Paulo Macaco"



Para ver o video sobre a escalada:
http://mauromello.multiply.com/video/item/7



Site do Woohoo:




Nenhum comentário: