quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Brasileiro vai escalar Big Wall em solitário no Half Dome

Entre os meses de julho e setembro o brasileiro Nicola Martinez planeja escalar, em solitário, a via Queen of Spades, uma das vias mais longas e difíceis do Half Dome, nos Estados Unidos.





O objetivo do 'Nick', como é conhecido, é a escalada em "estilo solitário" do Half Dome, com aproximadamente 1.000 metros de altura, por uma das vias mais longas e difíceis da parede, a via Queen of Spades.
Vale lembrar que nesta modalidade (em solitário), o escalador sobe usando todos os equipamentos técnicos necessários e não existe uma segunda pessoa para dividir o trabalho, devendo o mesmo ser feito pelo próprio, o que torna a escalada ainda mais desafiadora (o escalador deve fazer o trabalho 3 vezes: guiar, içar as mochilas e retomar todo o material, a cada trecho de 60 metros, até sua chegada ao cume.)Tal realização servirá para enriquecer o "portfólio" de Nicola Martinez, o primeiro brasileiro a ter realizado uma escalada em solitário no El Capitain (pela via Mescalito), porém desta vez pretende fazê-lo por uma via mais técnica Queen of Spades VI 5.10 A5. Além disso, Nicola também pretende escalar outras paredes como forma de preparação para seu grande objetivo.



Yosemite Park
O parque, fundado em 1890, encontra-se em Sierra Nevada, Estado da Califórnia, a 5 horas de carro de São Francisco. Possui cerca de 3.100 Km2 de área natural protegida e recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano. Possui 1.350 km de trilhas, 13 campings e altitude máxima de 4.000 mil metros do nível do mar.
O Half Dome está entre os maiores monolitos de granito do planeta. Com quase 1 km de altura e notável verticalidade, atrai esportistas de todo o mundo, ávidos pela indescritível sensação de conquista de tal obstáculo. Além dela, no Yosemite Park encontram-se outras paredes não menos interessantes como, El Capitain, Royal Arches, Mount Watkins, Rostrum, Middle Cathedral Rock e Leaning Tower, entre outras. Além dos escaladores, turistas de todo o mundo cobiçam este lugar pela sua beleza, magia e encanto únicos.
Realização
A viagem tem saída prevista de Londrina, Paraná, no final de julho de 2008, com previsão de volta para o final de outubro. A escalada exige uma grande capacidade de logística, pois o escalador contará com o próprio esforço desde a partida até a sua chegada ao cume.
Nesta empreitada, deve carregar consigo mais de 150 quilos de material, incluindo toda sua comida e água (contados para os 17 dias ou mais que permanecerá na vertical), equipamento técnico de escalada, "portaledge" (espécie de rede rígida onde o escalador dorme) e saco de dormir, equipamentos de chuva, etc. Além disso, a inclinação negativa da parede faz com que a escalada seja de muito comprometimento, pois, uma vez iniciada, tem que ser levada até o fim, não permitindo que o escalador tenha a opção de desistir. A única saída é o cume.
Dentre todas as realizações de Nicola Martinez, a de maior destaque e expressão na mídia nacional foi ter sido o 1° brasileiro a escalar o El Capitan em estilo "solitário", pela via Mescalito, feito esse que levou 11 dias até sua chegada no cume da montanha (quase 1.000 metros de altura).
Nicola também é reconhecido por outro recorde, o brasileiro com maior número de vias escaladas em estilo "big wall" no parque de Yosemite, como a via Tempest, A4+, em 16 dias.




Patrocínio
Nick, apesar de já contar com o patrocínio da Território Mountain Shop e da empresa Snake, ainda procura mais um patrocinador para sua escalada, devido aos altos custos que este projeto engloba. O escalador também conta com o apoio das empresas Blue Water Ropes, Outdoor Research e Yates Big Wall Gear.
São infinitas as vantagens de se patrocinar uma atividade como esta, tendo em vista o impacto que ela pode gerar. Viagens de vários meses, odisséias de milhares de quilômetros, dias morando em um mundo vertical, adaptação a lugares inóspitos, são coisas que causam grande repercussão na mídia.






Para contatos:

Nicola Martinez Gomes

Telefone: (43) 3304-2198

Site: http://nicolamartinez.blogspot.com/


Fonte: http://www.altamontanha.com

3 comentários:

Marisar disse...

Attention please!
->> Remove Viruses! <<-

Malashicage disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Anônimo disse...

Is Bigfoot Real?
http://www.is-bigfoot-real.com/