domingo, 24 de fevereiro de 2008

Road Trip Pedra da Baleia - RS

Por: Naoki Arima



Lá pelo ano de 2003, quando estava acamapado no Galpão de Pedra, o Antoneira (Nery), ao voltar de uma escalada, me disse: “Naoki, tem uma pedra aqui perto, negativa e com umas agarras gigantes que não quebram! O lugar tem potencial!”


Desde então, este setor de escalada vem sendo desenvolvido pelos escaladores locais (Bin Laden e CIA) e atualmente point conta com 18 vias de excelente qualidade, todas protegidas com chapeletas e paradas duplas.





Com tantos atrativos, não tive dúvida em passar alguns dias das minhas férias por lá gastando os dedos.

Passamos, eu, Chico, Andres, a Dir, Omar e o Osama os quatro dias neste setor. Na verdade, no segundo dia o São Pedro cortou o nosso barato e tivemos que ficar em regime de engorde no camping do Sr. Manuel. Em compensação os outros 3 dias foram perfeitas para a escalada, ainda mais para essa época do ano (Fez até frio!).

O dia começava com algum galo ou/e ganso acordando agente na janela, uma rodada de chima, um café da manhã reforçado e mochila nas costas (para quem tinha, já que deixavamos os equipos escondidos no setor). O setor fica um pouco longe do camping, uns 40 min de caminhada pelo campo, nada que não seja tão insuportável (vale lembrar que 90% dos points de escalada esportiva do RS ficam a menos de 5min de caminhada, por isso somos mal acostumados), pelo menos nos primeiros dias…




Quanto as 15 vias, há vias para todos os gostos. Vertical em reglete (Batcaverna, 8c), teto (Stigmata, 9a), continuidade (Paranóia, 8a) e assim vai. Em geral as agarras são bem amigáveis, talvez a única exceção seja na Esquizofremia (9a) que tem umas seixinhos…

No meio da tarde, lá pelas 4h o sol começa a bater nas vias e vai nos avisando que está na hora de ir embora para tomar um banho de piscina. Deixamos as vias equipadas, escondemos as mochilas e mais 40 minutinhos de caminhada até o camping.

Repita isso por 4 dias!

Quanto as inúmeras kdnas , vale registrar: Dir mandando no último dia a via 13a sinfonia (7c), Andres botando para quebrar no Esquizofrenia (9a), eu e o Osama na Skyline (9b), o Omar na Bicho Papão (8c) e o Chico, após 3 dias de muito trabalho, botando na kdna a via “Sem lenço nem documento” (8c).



Fonte: www.naokiarima.com

Nenhum comentário: