sexta-feira, 7 de março de 2008

Conquista na Pedra Vermelha, MG

Matéria publicada no site da Triboo Montanhismo
www.triboomontanhismo.com.br

Por: Orlando Mohallem




Daniel Bruno e Gustavo Lopes, escaladores locais de Itajubá, entram para história da escalada do sul de minas. Eles acabam de conquistar uma das paredes mais lindas da região, a Pedra Vermelha. Os dois fazem parte da nova safra de conquistadores locais, com isso, resolvi trocar umas idéias com eles a respeito desta nova fase que estão entrando na escalada, a conquista de vias longas. Apesar de já terem aberto vias de alto nível, eles na verdade nunca tinham saído do chão. No carnaval deste ano (2008), os dois fizeram uma investida e conseguiram algo almejado por muitos escaladores daqui de Itajubá. Abaixo segue o nosso papo:


ORLANDO - Fala Dani ... fala Gu ... baum ?

DANIEL - baum tbm fio ..... KMOM!!
GUSTAVO - Fala ae Orled...blz fih? tudo baum por aki

ORLANDO - Então, queria que vocês falassem um pouco dessa história que andam construindo dentro da escalada itajubense, mas antes vou começar pelo começo, qual é a dessa dupla inseparável? foi paixão a primeira vista?
DANIEL - Paixão a primeira vista não mais é muito bom conquistar com o Gustavo, vc ri o tempo todo ou vc da uma puxada na corda para acordar o rapaiz pq ele adora dormir nas paradas em quanto está dando segui. Hahahahahahah
GUSTAVO - mAEUheauehauhea a com certeza maEUHEAueahA
ORLANDO - Hahahaha, brincadeira ! Então gostaria de saber como despertou em vocês a vontade de conquistar vias de escalada e não só ficar escalando vias prontas?

DANIEL – Cara na verdade eu queria mais é aprender o processo da conquista mais depois que bati a primeira chapa em um lugar que ninguém tinha passado lá, e eu sendo a primeira pessoa a estar lá isso para mim é muuuuiiiito louco mesmo
GUSTAVO - então, sei la kra...foi com o Daniel mesmo...começei a abrir vias com ele
ORLANDO - Vocês sabem que é muito difícil encontrar conquistadores hoje em dia, pois além de vontade tem que ter conhecimento e um $ extra ... Como foi o início das conquistas, quando formaram aquele pico alucinante, a Face Norte, que hoje conta com mais de 10 vias, onde na maioria são conquistas suas ?

DANIEL – O inicio das conquista na Face Norte começou mesmo quando fomos lá a primeira vez, olhei aquela parede com varios negativos e vi muita possibilidade de vias de excelente qualidade na parede, tbm o lugar é muito prazeroso de ficar lá pois tem uma magia diferente dos outros lugares que vou.
GUSTAVO - eu pelo menos começei arrumando a Gambiarra...dai depois surgiu a vontade de abrir mais vias sendo q a parede la eh mto loka.






ORLANDO – Vocês tem algum projeto em andamento na Face Norte ?

DANIEL -Poxa acho que o projeto que estou em mente esta sendo feito pois é deixar aquele pico com uma concentração das linhas mais lindas de nossa região e se for possível mais forte tbm né ? hahahha.
GUSTAVO - huuummmm as vias q estao la ja tao tudo prontas mais ainda tem mta parede la.

ORLANDO – Agora vamos ao que interessa, o que deu em vocês abrir a primeira via de cume de uma das paredes mais belas do sul de minas, a Pedra Vermelha?

DANIEL – Poxa essa esta fácil de responder, a própria pergunta já esta dando a resposta sendo a Pedra Vermelha como umas das paredes mais belas do sul de minas mais o que me chamou bastante atenção foram os negativos irados que tem lá e também o motivo grande tbm é que não tinha nenhuma via que dava o cume naquela pedra, não podemos esquecer o incentivo dos amigos e principalmente da Triboo! né ? com o patrocínio dos equipos e dos caixa de parabolt que gastamos lá.
GUSTAVO - ah foi meio q do nada, agente iria pra Face Norte domingo, como de custume, soh q dae o Burro falow de abrir uma via la na vermelha dai rolo.



Clique no Croqui para ampliar

ORLANDO – Foram quantos dias investidos ? Como é a linha ? pelo que percebi é na parte mais extensa da parede ? Gostaria de saber detalhes como a localização, nome, grau, tamanho, equipos...

DANIEL - Foram cinco dias de conquista. A linha é linda com varios negativos, parabolts, buraco de cliff perdido no meio do caminho e com um platô na segunda parada que da até para dormir cabendo lá duas redes. Sim, a intenção era pegar a maior parte da parede para dar cume sendo particularmente a mais louca de toda pedra vermelha. A via está localizada a direita de um A0 ( Pimenta Malagueta ) ela sai bem de baixo de uma arvore coberta de cipó que da uma sombra muito boa para o segui, a via em si sai na seqüência de três furos de cliff e depois um cliff de agarra e em seguida tem uma chapa (posso dizer que chapa nessa linha é meio raridade viu hahahahaha), a via tem o nome de "Em Busca Do Furo Perdido" podendo ser A1 ou A2 com 140 metros e com quatro enfiadas sendo a ultima em livre graduada num sexto grau. Os equipos são: um par de talon, cliff de agarra grande, cordelete para laçar os parabolt, costuras, 2 cordas de 60 m e equipos de artificial.
GUSTAVO - ah foi quase 2 semanas de dedicação, mais de conquista foram 5 ... ah linha? eh a maior possivel e mto loka..mAEUeueA localizacao:pedra vermelha neh...mAEUhEAUeha zuera, eh la pra direita nela na ultima faixa vermelha e passa pelo diedro la em cima da direita Tb ... nome: Em busca do furo perdido(foi escolhido na sorte)mAEUheAUhea grau:kra não tenhu nem noção, nem da parte em artificial e nem da parte em livre....maEUheAuehueha tamanho: em torno de 140mts equipos:2 cordas de 60mts, ou uma de 60 e uma outra pode ser menor estatica, talon, cliff de agarra, cordeletes e um tanto bom de custuras.

ORLANDO – Há bem tempos atrás, quando abri uma pequena linha na Vermelha, o Sr. Dota (proprietário), me disse que se agente conseguisse escalar a parede pela frente ele nos daria a Pedra. E aí, ele já passou a escritura ?

DANIEL -A escritura não, mais agora até que emfim podemos dizer que a Pedra Vermelha é nossa, dos escaladores.
GUSTAVO - mAEUheauheauhea intao a pedra é nossa agora...maeUheaea mais ele nem passou a escritura nao...




ORLANDO – Bem, agora temos que ir lá repetir então, vo ver se chamo o Jairo pra ir comigo, vo arrancar ele das esportivas ... vcs tem recomendações ?

DANIEL -Cara minha recomendação é ir la para fazer ela o mais rápido que possível pois a linha é muito linda ... a parede é bem diferente que acostumamos a escalar. Garanto se o Jairo for fazer ela ele vai até deixar as vias esportivas de lado e começar a fazer só artificial rarararararararara
GUSTAVO - maEUheauheae KAMOOON fih...quero ver mesmo vcs 2 em mAEUheaueha ja falei pro Jairo que se ele tirar no braço agente recheia la de chapa...maeuheauhearecomendações?....huummmm...leva maquina fotografica...

ORLANDO – Gostaria então de agradecer vocês em nome de todos escaladores de Itajubá e região por este sonho que proporcionaram a todos nós e também dar os mais sinceros parabéns pelo empenho! VALEUUUUU !

DANIEL - VALEUUUUU VC ORLANDO PELO GRANDE APOIO QUE VC DUE PARA NOIS..... KMOM FIO
GUSTAVO - fih valew ae...agente q agradece vc...por ter nos levado, os equipos...os parabolts...mAEUheaUheAUea....o paozao com mortadela la...maEUHeAUHeea valew mesmo.