quinta-feira, 13 de março de 2008

Eiger: novo recorde de velocidade

O escalador suíço Ueli Steck é o feliz “proprietário” do seguinte recorde: mandou a parede norte do Eiger em apenas 2 horas 47 minutos e 33 segundos pela clássica via Heckmair, aberta em 1938. Na época, os melhores do mundo escalavam a mesma parede em 3 dias ou mais.





Ueli Steck credita seu sucesso à receita do alpinismo extremo - escalar rápido e leve. No caso dele, o quesito peso é levado realmente ao extremo, já que ele escalou a via que tem mais de 1800 metros de comprimento vertical e graduada como ED2 (que numa tradução seria algo como “Extremamente Difícil 2″) com apenas 2 bloqueadores, 2 mosquetões, uma costura, um parafuso de gelo, e 30 metros de corda de 7mm (!!).

Para economizar ainda mais no peso, Steck emagreceu 5kg, em comparação com sua última escalada rápida na mesma parede, e que também era um recorde de velocidade.

Quantos aos equipamentos que levou, Steck apenas disse que usou-os para “costurar ocasionalmente em sessões cruciais”. O que significa que o suíço solou a maior parte da via.

No mês que vem, Ueli pretende ir aos Himalayas e tentar a face sul do Annapurna (umas das 14 oito mil) em estilo alpino, sem cordas fixas e sem oxigênio suplementar. É o alpinismo moderno em plena evolução, diante dos nossos olhos. Para quem quiser conferir a matéria completa, em inglês, no site da revista Rock and Ice.

Nenhum comentário: