terça-feira, 11 de março de 2008

Mulheres na Montanha -> Mais detalhes de como foi a 'Invasão na Urca'

Este ano, a comemoração ao Dia Internacional da Mulher aconteceu exatamente no dia 8 de Março. Mais de 70 escaladoras do Rio de Janeiro e de outros estados compareceram à Urca neste sábado para escalar as mais de 20 vias do Morro da Babilônia simultaneamente.


O evento comemorativo vem se repetindo e ganhando mais adeptas a cada ano. Em 2005, nove escaladoras de dois clubes excursionistas, o Carioca (CEC) e o Rio de Janeiro (CERJ), reuniram-se no Morro do Cantagalo. Já em 2007, com mais de quarenta mulheres, a comemoração ganhou o apelido de “Tititi no Babilônia” e agrupou após a escalada, cerca de 60 praticantes do esporte em uma bela confraternização, com direito a camiseta, fotografias e muita animação.




Entre as participantes estavam escaladoras da velha guarda, guias e instrutoras experientes, praticantes de final de semana e aquelas recém saídas de seus Cursos Básicos, além é claro de algumas alunas. Mulheres de todas as idades, diferentes profissões e estilos de vida, com um algo em comum muito especial, o amor pelas montanhas, pela natureza e pela vida ao ar livre.




E foi deste “Tititi” que surgiu a idéia de produzirem um filme que contasse a evolução da escalada feminina no Rio de Janeiro. Atualmente em andamento e ainda com título provisório, o filme “Mulheres na Montanha” tem a intenção de divulgar a atuação e a visão das mulheres sobre escalada e montanhismo, e com isto estimular o crescimento do esporte, focando particularmente no público feminino.



O filme está sendo produzido pela Montanhar, com roteiro, direção e edição de Priscila Botto. Ela e todo o restante da equipe de produção, identidade visual, câmeras e apoio técnico, trabalham voluntariamente (Adriana Mello, Kika Bradford, Marcia Poppe, Christian Steinhauser, Flávio Carneiro, Eric Silvestrin e Sandro Cardoso, entre outros).
Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher e do “Tititi”, a equipe propôs o lançamento da marca “Mulheres na Montanha” na forma de uma camiseta, de modo que o lucro das vendas fosse revertido em prol do filme. A criação da marca ficou por conta de Marcia Poppe, arquiteta e escaladora que já no ano passado criou a estampa das camisetas cor de rosa que coloriram o Babilônia na manhã do dia 10 de março. O modelo deste ano foi confeccionado pela Três Picos, que está apoiando o filme.




O encontro das escaladoras foi na Praça General Tibúrcio. Desde as 8 horas da manhã de sábado as mulheres invadiram o Morro da Babilônia e depois se reuniram no conhecido “Último Móvel”, o Trailer da Dona Elza, em frente à Praia Vermelha, onde em meio a muitas fotos, risadas e "tititi" foram sorteados pela primeira vez dois prêmios para as participantes. Uma linda cadeirinha "rosa" e um mês de muro de Escalada Limite Vertical.




Agora é aguardar o ano que vem para uma nova invasão feminina nas montanhas e que o evento tenha muitos e muitos anos de vida e de comemoração... afinal as mulheres merecem!!!!
Fotos: Silvia Batalha, Mari Pardal e Ana Claudia

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU DEUS DO CÉU !!
JESUS DE BICICLETA !!

UMA COISA DESSAS SOH PODE SER ILUSÃO !!

PQ Q AKI EM VITORIA NÃO TEM ESSA MULHERADA TODA ESCALANDO?? PQ??

PARABÉNS ÀS LINDAS E AVENTUREIRAS ESCALADORAS CARIOCAS !!

ASS. LUCAS STHEL