quarta-feira, 19 de março de 2008

Resultados do Campeonato Peruano

Foi realizado neste fim de semana em Lima, Peru, o primeiro campeonato peruano de escalada esportiva. O titulo ficou com Andrey Matta de Huaraz.





Eram dez da noite do sábado 15 de Março quando Andrei Matta, escalador peruano da cidade de Huaraz, levantava os braços em sinal de triunfo. Ele havia acabado de vencer a categoria master do primeiro campeonato de escalada esportiva de seu país, o Open Lima 2008, organizado pela ACMP (asociación de clubes de Montaña de Peru).
Foram ao total 56 participantes, 31 na categoria principiante e 25 na master, os quais estiveram suando desde a sexta feira 14 para ocupar um dos três primeiros lugares deste jovem campeonato. Depois da primeira fase de seleção, se classificaram para as finais do dia seguinte 6 principiantes homens, 6 mulheres e 13 master, os quais eram todos homens. Na final, as vias que os esperavam foram elevadas de grau para poder ser mais exigente a competição e permitir que o público observasse um evento esportivo de primeira.
Nos principantes masculinos, o primeiro lugar ficou com o jovem Juan Shoobeidge do ginásio "Base Camp". O segundo e terceiro colocado foram Sebastián Stumpf e Perard Barthelemy.
Nos principiantes femininos, descatou-se a inglesa Vanessa Sidall, quem em uma soberba demonstraçào ficou em primeiro lugar depois de completar as três vias propostas para sua categoria. Laura Soplin da "Universidad Agrária" e Melissa Vandrijt terminaram em segunto e terceiro lugar.
MastersNa categoria Masters, a qual havia dado uma demonstração de alto nivel na noite anterior, a luta esteve bastante acirrada enre os três primeiros lugares. A estrela da vez no entanto foi Andrei Matta, que conseguiu ganhar o carinho do público pela boa técnica. Ele foi, além disso, quem melhor resolveu o teto na terceira via, num dos momentos mais emocionates da competição. O segundo colocado foi Ike Castillo também de Huaraz e o terceiro ficou com o escocês Trevor Wood.
Todos os vencedores receberam premios da recém inaugurada loja da marca "North Face" e da marca peruana "Alta montaña", além de dinheiro em espécie.
A colaboração ao evento foi massiva, contando com a presença de muita gente pouca habituada à esta atividade. O ginásio "Base Camp" em Miraflores, onde se realizou o evento, esteve lotado em ambas as datas, feito que animou a todos para as próximas etapas do calendário peruano de Escalada Espotiva que serão realizadas nos próximos meses.

Nenhum comentário: