quarta-feira, 5 de março de 2008

Tom Perry, o 'Alpinista Descalço', escala o pico mais alto do México


O alpinista Tom Perry, que escala montanhas descalço e com poucos equipamentos de alpinismo, conseguiu escalar no final de fevereiro, o Pico de Orizaba, montanha mais alta do México, com 5747 m.




Perry comunicou que a ascensão ao cume da montanha que possui neve perpétua, demorou cerca de 8 horas do último acampamento, localizado próximo dos 4.600 metros de altitude, e que ele chegou ao cume por volta do meio dia, permanecendo cerca de uma hora e meia no topo da montanha.
"Foi um espetáculo belíssimo, sobretudo a beleza da cidade do México ao longe", afirmou o montanhista.
Como a montanha é toda recoberta de gelo e neve, o alpinista teve que utilizar crampons, porém o fez sem o uso das botas. Para tanto, utilizou crampons tradicionais e para ajustá-los aos pés, utilizou uma fina palmilha de madeira, com ajustes de velcro para não machucar os pés. O efeito final foi como se utilizasse "sandálias cramponadas".
A filosofia de Tom Perry em não utilizar sapatos para subir montanhas é baseada na prática do "rock foot", que significa pé na rocha, e baseia-se na valoralização do contato do homem com a natureza e sua espiritualidade.
"É uma sensação maravilhosa quando escalo sem minhas botas. E eu percebo a razão, pois quando descalço, a terra transfere sua energia para mim. É espiritualmente mutio bom, sinto-me realmente outro homem."





A história do "Alpinista Descalço" começou em 2002, quando escalou sem sapatos montanhas como o Monte Cristall e algumas das princiapis vias das Dolomitas.
Porém sua reputação internacional chegou somente em 2004, quando subiu o Kilimanjaro, montanha mais alta da África. Em Julho de 2005 escalou nada mais nada menos que o Vulcão Sajama na Bolívia, de aproximadamente 6.550 m, suportando temperaturas de até -30ºC.
A consagração a nível internacional ocorreu mesmo no ano passado. Tom participou de uma expedição ao Himalaia, mais precisamente ao Makalu, quinta montanha mais alta do mundo. Descalço, percorreu todo o trajeto de aproximação, até o acampamento base, cerca de 5.700 metros de altura, levando com ele, a tocha olímpica das olimpíadas de inverno de Turim, autografada pelo Dalai Lama.
Para o final de 2008, Tom Perry planeja a escalada do Aconcágua, montanha mais alta das Américas, descalço, é claro...
Para o final de 2008, Tom Perry planeja a escalada do Aconcágua, montanha mais alta das Américas. Descalço, é claro...
Para saber mais sobre o alpinista e suas conquistas, visite o site www.TomPerry.it

Nenhum comentário: