quinta-feira, 3 de abril de 2008

25 Metros de Queda

Esta notícia não é de agora...

Dando uma olhada no site da Conquista, achei este artigo que data de setembro de 2006. Resolvi publicá-lo, visto a importância de divulgar a correta utilização das técnicas.


Por Marcelo Pereira

06 DE SETEMBRO DE 2006
CONQUISTA DA VIA "FIOS DA ALMA"

NO DIA 04 DE SETEMBRO DEPOIS DE 1 HORA DE CAMINHADA NA SERRA DO CADEADO, ESCOLHI A ROTA, UMA FENDA VINTE METROS , LINDA, COM UMA PASSADA EM NEGATIVO. BEM ENTUSIASMADO, EM SOLITÁRIO, CHEGUEI NO FINAL DA FENDA EM 15 MINUTOS, AVALIEI UM BLOCO (E MUITO MAL) E RESOLVI MONTAR A PARADA EM CIMA DELE, QUANDO APOIEI PARA SUBIR O DITO, SAIU E DESPENCAMOS JUNTO. JÁ TINHA CAIDO OUTRAS VEZES, É CLARO, 5, 10, ATÉ 15 METROS , MUITAS DESTAS, NEM PERCEBI A QUEDA DE TÃO RAPIDO, MAS NESTE DOMINGO DEMOROU, DEMOROU, DEMOROU.... O PROBLEMA NÃO ERA O TAMANHO DA QUEDA, MAS O TAMANHO DA VIA, ANTES DE SUBIR NO SINISTRO BLOCO, DEI MAIS UNS 2M DE CORDA, QUANDO CAI, BATI NA RAMPA QUE POR MUITA SORTE, ME AFASTOU DA PAREDE, E COMO A BASE DA VIA É BEM INCLINADA, CONSEGUI CAIR 25 M FALTANDO 1 M PARA O CHÃO. IMAGINEM A AGONIA, EU VENDO O CHÃO SE APROXIMAR, E PENSANDO ESTICA, ESTICA, ESTICA... O FATO É O SEGUINTE, COM O TAMANHO DA QUEDA, A CORDA ROMPEU, POR QUE O GRI-GRI QUEIMOU 1 CM DA CORDA E A CAPA ROMPEU, COM MAIS DUAS TRAMAS DE ALMA.
NO 4o ENCONTRO DE ESCALADA DE LONDRINA, O EDEMILSON PADILHA JÁ CONDENAVA O USO DO GRI-GRI EM ESCALADA MÓVEL POR SER ESTÁTICO, E ESTÁ AÍ A PROVA. E SÓ NÃO SAIRAM OS ULTIMOS CAMALOTS POR QUE ESTAVAM EQUALIZADOS.
NÃO TIVE SEQ6UELAS DA DESACELERAÇÃO POQUE USAVA A CADEIRINHA BIGWALL CONQUISTA; AS LESÕES SE RESTRINGIRAM AO IMPACTO NA RAMPA. MESMO ASSIM CONSEGUI TERMINAR A VIA, QUE TEVE O NOME DE “FIOS DA ALMA”.
EQUIPOS UTILIZADOS: CAMALOTS 0,75 /1 / 2 / 3,0 /3,5 /4,5 /7 COSTURASMARCELO R. G. PEREIRA

Fonte: http://www.conquistamontanhismo.com.br/aventure_se/noticias.php?id_not=82

Nenhum comentário: