segunda-feira, 7 de abril de 2008

Acidente na Ana Chata - SP

No domingo, 06/04/08, tivemos um triste acidente na Ana Chata, resultando no falecimento de uma escaladora. De acordo com as informações disponíveis até o momento a escaladora conhecida como Chang desprendeu-se de uma proteção fixa durante o rapel na via Peter Pan, vindo a falecer no local, vítima de traumas resultantes da queda.




A tentativa de resgate foi realizada pelos bombeiros com apoio dos escaladores Eliseu Frechou, Pardal e Márcio Bruno, que praticamente nada puderam fazer.
A inspeção preliminar realizada pelos escaladores nos equipamentos não revelou falha/rompimento na corda nem no dispositivo de rapel que permaneceu preso à cadeirinha da escaladora. Devido ao avançado da hora, não foi possível inspecionar as proteções fixas na via para verificar se houve falha em alguma delas. Pelo relato dos escaladores que estavam na parede junto com a Chang (sujeito a confirmação), o mais provável é que o rapel tenha sido feito com auxílio de um cordim que se rompeu ou cujo nó de fechamento se abriu.
No decorrer da semana, assim que o tempo melhorar, o Eliseu deverá realizar uma inspeção na via - que foi recentemente regrampeada - para procurar indícios que revelem as circunstâncias do acidente.
Aos parentes e amigos da Chang, meus sinceros sentimentos.
Silverio Nery

Nenhum comentário: