terça-feira, 22 de abril de 2008

Fabricante de garrafas para montanhismo acusada de usar material nocivo a saúde

As Garrafas Nalgene são famosas no mundo inteiro por serem inquebráveis e são utilizadas em várias atividades outdoor, principalmente por montanhistas.
Entretanto um dos materiais utilizados na fabricação de seu plástico inquebrável foi considerado pelo governo do Canadá como material tóxico.
O BPA que é usado no plástico foi apontado como sendo responsável por alterações no sistema hormonal de alguns animais que foram usados nas pesquisas.
A Nalgene diz que já realizou outras pesquisas científicas e que seu produto é seguro para sua finalidade.
Mesmo assim, os supermercados Wall Mart do Canadá retiraram de suas prateleiras as garrafas. Em resposta à reação do público contra o BPA, a Nalgene já desenvolvou um outro plástico contendo desta vez bisphenol-a, que mantém o plástico resistente como o BPA. Entretanto ainda não há pesquisas para saber sua toxicabilidade.
De acordo com os executivos da Nalgene, a empresa não irá parar de fabricar garrafas. Eles têm muitos anos de experiência no mercado e a marca Nalgene é conhecida e reconhecida no mundo por serem as melhores garrafas do mundo para atividades outdoor.
No entanto eles ainda precisarão desenvoler um outro plástico que tenha as características do BPA e que não ponha em risco a saúde do montanhista.


Nenhum comentário: