terça-feira, 29 de abril de 2008

Lançado o Guia de Escaladas do Marumbi

O Parque Estadual Pico do Marumbi, situado na porção paranaense da Serra do Mar, é composto por um conjunto de oito montanhas algumas delas com paredes de granito que variam de 20 a 400 metros de altura.
O montanhismo como atividade esportiva teve início no Marumbi em 1879 com a ascensão do ponto culminante deste conjunto. A escalada em rocha teve início no final da década de 30 quando começaram a ser escalados os sistemas de falhas naturais, pelas fendas e chaminés das principais paredes.
A partir da década de 80 a escalada como um todo evoluiu e dezenas de novas vias foram abertas. O Marumbi conta hoje com cerca de 70 vias nos mais variados estilos, onde predomina a escalada móvel de parede.



O Guia - O projeto do Guia de Escaladas Marumbi teve início em 2003 com o trabalho de recuperação de escaladas cuja grampeação estava total ou parcialmente comprometida. Uma centena de grampos e chapeletas velhas foram substituidas, no lugar foram usadas chapeletas e parabolts de aço inoxidável Bonier, que deverão durar muito tempo. Este trabalho levou quase quatro anos, e serviu também para recolher informações das vias e dos acessos além do levantamento fotográfico.
O Guia do Marumbi, de José Luiz Hartmann, resgata um pouco da história do montanhismo paranaense, nos quase setenta anos de escalada técnica e montanhismo, trás informação detalhada da maioria das vias do conjunto, com informação sobre o Parque Estadual, trilhas, acessos e conduta consciente, buscando uma formação integrada de nossos montanhistas.
O Guia tem 130 páginas no formato 21x21 cm. Todo colorido e ilustrado, com croquis das principais escaladas além de mapa e croquis de acesso.
Este guia está disponível para venda nas principais lojas de montanhismo de Curitiba, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, ou com o autor pelo site www.altoestilo.com, pelo valor de R$ 50,00.

Nenhum comentário: