terça-feira, 8 de abril de 2008

Manifestantes pró-Tibete escalam Golden Gate

São Francisco (EUA) - Antecipando-se ao esquema de segurança montado para a passagem da tocha, um grupo de manifestantes pró-Tibete escalou os cabos verticais da ponte Golden Gate e pendurou faixas manifestando sua opinião.
'Este é um protesto global não-violento', afirmou Laurel Sutherlin, um dos três manifestantes, à rádio KCBS. A entrevista foi dada enquanto ele ainda estava pendurado na ponte. 'Infelizmente, em um movimento não-violento esta é a única maneira de sermos ouvidos'.
Sutherlin e seus dois companheiros são alpinistas profissionais e usaram capacetes e luvas protetoras durante a escalada. Eles ficaram em cima da ponte durante mais de 3 horas, até serem retirados por funcionários que trabalham na manutenção da ponte e que também retiraram as faixas. Uma delas tinha os dizeres: 'Um mundo, um sonho: Tibete livre'. Em outra estava escrito 'Tibete livre 08'. Também foram lançadas centenas de panfletos ao vento.
O trio, que contava ainda com Duane Martinez e Hannah Strange, foi preso após descer dos cabos. Outras quatro pessoas que ficaram dando apoio aos alpinistas no solo também foram detidas e serão acusadas de conspiração.
'Eles estão fazendo isso em todos os cartões-postais das cidades pelas quais vai passar a tocha olímpica', afirmou um dos membros do grupo Estudantes por um Tibete livre, Tenzing Dasang.
Fonte: Gazeta Esportiva / http://www.altamontanha.com

Nenhum comentário: