segunda-feira, 26 de maio de 2008

Belê encadena " Os Bacanas SDS"

Por Nívea Novaes


Os Bacanas SDS. Por fim, a cadena...
Em 2002 o escalador Alexandre Paranhos, o Linha, encadenava em Ubatubao boulder “Os Bacanas”, na época cotado em V11 e considerado o boulder mais duro do local e um dos mais difíceis do Brasil. Alguns anos depois uma agarra chave se quebrou e só recebeu outra cadena do escalador Adebas. Neste meio tempo, houve a visualização mais abaixo de uma saída para o mesmo boulder, acrescentando 4 movimentos mais duros do que o original. Muitos escaladores tiveram a oportunidade de provar esta linha maravilhosa, que percorre logo abaixo do “Ostras em Coma”, em um teto de agarras pequenas e movimentos de pura tensão corporal.
Há mais ou menos um ano, Belê empenhou-se tentando levar esta cadena adiante e durante este ano César Grosso veio a tentá-lo também, mas justo no UbatuBoulder de 2007, mais uma agarra chave se rompeu, dificultando ainda mais a cadena desta linha.
Um ano e meio depois, no final de semana dos dias 10/11 de maio, aproveitando uma janela de tempo fechado e frio, houve mais algumas tentativas que indicariam que a cadena estava próxima de acontecer. Por falta de pele e tempo foi adiada, mas não por muito tempo, pois pressentindo a realização de um sonho que já durava tanto tempo, Belê acorda às 4 da manhã no meio da semana, em uma quarta-feira, e segue para um bate-volta em Ubatuba. Como se o dia e a motivação se alinhassem para o que seria um dia perfeito, aconteceu o inevitável: após 2 tentativas e logo na terceira estava encadenado o boulder “Os Bacanas SDS”.
Sobre o grau: em debates com outros escaladores renomados na modalidade, e que deixaram pele e braços para tentar vencê-lo, chega-se ao consenso de que se trata de um dos mais difíceis do Brasil e, na opinião do próprio Belê, que não confirma mais sugere o grau em V13. Sendo assim abre-se uma nova porta na escalada nacional para encostar no nível top mundial. Cito aqui também a cadena de Thiago Veloso que recentemente na Argentina mandou o boulder Wassabi, também considerado V13; além do Duda, que atualmente mora nos E.U.A e nos últimos anos anda empenhadíssimo em escalar somente boulders.
Com tantas ascensões, não só de Belê, mas de outros escaladores também, na modalidade boulder estamos em grande evolução e acredito que logo teremos a cadena de um V14 ou mais.
Stefano Mastrocola, o Ligeirinho, também fez a rapa nos últimos dias e encadenou clássicos como Chave de Coxa V8, Ostras em Coma V9, Uréia “Shit” Dow Start V10 e Tsunami V9 com pouquíssimas tentativas.
O mês de julho promete. Com vários eventos de boulder para acontecer, a galera toda reunida, altas sessions e com certeza boas notícias estarão no ar.....
Belê tem apoio da Conquista Equipamentos e Casa de Pedra.

Nenhum comentário: