domingo, 11 de maio de 2008

Comportamento e Atividades em Montanha


O 1º Ciclo de palestras sobre Comportamento e Atividades em Montanha acontecerá no próximo dia 17 de maio, com inicio às 14 horas no Acampamento Base Marins – Estr. Vicinal José Rodrigues Ferreira km 21 – Bairro dos Marins em Piquete – SP, divisa com Marmelópolis – MG, com entrada franca.
Estarão presentes importantes nomes do seguimento de montanhismo e escalada, abordando e mostrando quais as conseqüências e impactos em ambientes naturais de montanha.
PROGRAMAÇÃO
Sábado 17 de maio
- 14h00min - Abertura oficial e apresentação dos palestrantes.
- 14h10min - Os sete cumes da Serra da Mantiqueira, apresentação de Orlando Mohallen.
- 15h15min – Ética e mínimo impacto, a transformação ordenada do maciço do Pico dos Marins, apresentação de Marcio Bortolusso.
- 16h30min – Código Florestal / Lei de crimes ambientais, implicações legais para usuários e freqüentadores, apresentação de Mônica Lais Storolli.
- 18h00min – Operação Marins o sumiço do escoteiro Marco Aurélio, apresentação de Rodrigo Nunes.
Domingo 18 de maio
- 7h00min – Passeio ao Pico dos Marins e Operação limpa trilha a ser efetuada por monitores ambientais e guias de montanha.
Informações (11) 9770 1991 ou basemarins@yahoo.com.br

2 comentários:

Idelmo Reis disse...

Conheça a BASE MARINS e tenha mais informações sobre o 1° Ciclo de Palestras no site www.basemarins.multiply.com

Anônimo disse...

O 2º Ciclo de Palestras sobre Atividades em Montanha acontecerá no dia 16 de maio, no Acampamento BASE MARINS no município de Piquete / SP.

O Evento marca a abertura oficial da temporada de inverno no município e região em atividades de esporte, cultura e turismo em montanha. Os temas abordados terão seu foco principal em princípios de comportamento e segurança nas diversas atividades que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o período de outono e inverno, onde o numero de visitantes aumenta consideravelmente.

Considerados referências em suas áreas de atuação, os palestrantes convidados irão ocupar boa parte de suas falas com importantes informações e exemplos de como os visitantes podem e devem atuar pela defesa e conservação do meio ambiente, como se comportar e o que fazer em caso de emergência em ambientes naturais, além de programas vitoriosos e implementados em parques e unidades de conservação em diversos municípios do estado de São Paulo, bem como seus parques estaduais.

PROGRAMAÇÃO

14:00 – CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO VALE DO PARAÍBA
Ocílio José Azevedo Ferraz - Sociólogo, Secretário de Turismo de Piquete, ex-membro dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, ex- professor da UNIP e SENAC, autor de diversas publicações na área de Turismo, Cultura e Gastronomia.

15:00 - AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES EM MONTANHA
Silvério Nery – Engenheiro Elétrico - USP, Presidente da CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e da FEMESP - Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo –. Montanhista amador (montanhas nevadas na Bolívia e Peru, paredes rochosas nos Estados Unidos, Rio de Janeiro, Itatiaia, São Bento do Sapucaí, Andradas, Bragança Paulista, Guarujá, Nova Friburgo). Faz trekking (Parque Nacional Torres Del Paine no Chile, Circuito do Annapurna e o trekking ao Campo Base do Everest no Nepal, travessias na Cordilheira Huayhuash e Cordilheira Blanca no Peru, e travessias (Serra Fina, Marins - Itaguaré, Petrópolis - Teresópolis, Serra do Cipó).

16:00 – PROGRAMA PEGA LEVE! - MÍNIMO IMPACTO EM AMBIENTES NATURAIS
Milton Dines – Doutorando em Geografia do Turismo – USP, Coordenador do “Programa Pega Leve!”.

16:30 - PLANEJAMENTO E MANEJO EM TRILHAS
Roney Perez dos Santos – Geógrafo atuante no CEU - Centro Excursionista Universitário desde 1980 como montanhista, espeleólogo e canoísta. Instrutor de diversos cursos de montanhismo espeleologia, fotografia de natureza, implantação e recuperação de trilhas, meteorologia de campo para montanhistas. Co-autor do “Programa Pega Leve!”. Colaborador da FEMESP. Funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/ CETESB desde 1986 trabalhando com: recuperação de ecossistemas degradados, diagnóstico ambiental, geoprocessamento, ecoturismo e uso público nas unidades de conservação, implantação de projetos e gestão da pesquisa ambiental.

No domingo dia 17 haverá subida ao Pico dos Marins com acompanhamento de monitores e guias da região saindo da BASE MARINS às 7:30 hs.

Organização
Big Mountain - Promoções & Eventos – [11] 9770-1991 – Milton Gouvea
Realização:
Acampamento BASE MARINS - www.basemarins.multiply.com
Apoio:
FEMESP – Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo - www.femesp.org
CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada - www.cbme.org.br
CIRCUITO TURÍSTICO MANTIQUEIRA
CJRVB - Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau - www.conventionbureau.org.br
Prefeitura Municipal de Piquete – Secretaria de Turismo
Colaboração:
NATUREZA FM - 107,9 MHz
TRIBOO - Loja e academia de montanhismo e escalada - www.triboo.com.br
IRC – Idelmo Reis Consultoria