quinta-feira, 26 de junho de 2008

Copa do Mundo de Escalada começa na China

A primeira das sete etapas da Copa do Mundo de Escalada será disputada a partir de hoje (quinta), na cidade de Xangai, na China. O atleta que somar o maior número de pontos em seis provas ficará com o título, já que o pior resultado acabará descartado, conforme prevê o regulamento da competição.




Um dos grandes favoritos ao título é o espanhol Patxi Usobiaga, que não esconde sua ansiedade. “Já estava na hora de começar a Copa do Mundo, mesmo. Venho treinando forte há meses, esperando por esse momento”, admitiu o competidor, animado com o fato de a abertura do campeonato ser disputada na modalidade Dificuldade.

Novidades - A Copa do Mundo tem para 2008 duas importantes mudanças no regulamento: os escaladores podem ver seus concorrentes competindo nas sessões classificatórias e nas quartas-de-final. Além disso, agora está estabelecido de que cada atleta só tem oito minutos para escalar a via – até então, eram 16 minutos.

“Para mim isso é muito negativo, já que sou um escalador de resistência, e gosto de me sentir cômodo na via. Assim, quanto mais tempo passo nela, melhor me sinto. É como se eu fosse um maratonista e agora preciso me adaptar para correr uma meia-maratona”, compara Usobiaga, superconhecido na escalada esportiva.

Nenhum comentário: