segunda-feira, 2 de junho de 2008

V Fórum da Serra Fina

Tendo em vista a importância ecológica, econômica e social do entorno da Mantiqueira conhecido como Serra Fina, que corresponde aos municípios de Passa Quatro-MG, Itanhandu-MG, Itamonte-MG, Queluz-SP e Resende-RJ estamos organizando um fórum para discussão, integração e apresentação de propostas, idéias e projetos no que diz respeito a este sítio.

Através de palestras, assim como a apresentação de projetos de estudo na região, pretendemos encontrar propostas e soluções que ajudem a melhor tratar esta área de extrema importância.

A atual situação da Serra Fina é preocupante. Depois de décadas caída no desconhecimento da grande maioria das pessoas, inclusive locais, uma constatação de que a altitude da Pedra da Mina, montanha pertencente ao entorno era mais alta que as Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, fez com que a visitação no local crescesse mais de 500% sem nenhuma forma de controle.

O impacto causado pelo crescimento no número de visitantes ameaça a integridade biológica da região, devido ao frágil ecossistema e grande concentração de espécies endêmicas.É no intuito de discutir a melhor forma de lidar com o problema que estamos promovendo este fórum, que pretende encontrar maneiras aplicáveis de gestão e controle de impacto, além da criação de bancos de dados que promovam estudos de nível acadêmico e apresentem resultados que melhorem os métodos de gestão. A integração local e conscientizaçã o social são as principais ferramentas nesta luta pela preservação da Serra Fina.

Data: 7 de Junho de 2008

Local: Floresta Nacional de Passa Quatro – FLONA, IBAMA. Passa Quatro – MG.

Programação

9:30h – Abertura e apresentação

10:00 – Palestra sobre ecossistemas de áreas de montanha – Prof. Dr. J.C. Voltolini

10:30h – Apresentação de trabalhos acadêmicos realizados na Serra Fina

12:00h – Intervalo e lanche

12:30h – Introdução dos assuntos de pauta:

- Apresentação dos planos de Gestão propostos e sua aplicação

- Formação do núcleo de estudos da Serra Fina

- Mesa redonda sobre medidas necessárias para uma UC controlada

- Propostas de estruturação, capacitação e envolvimento local

- Questões voltadas ao poder público e proprietários

18:00h – Discussão sobre a expedição científica

19:00h – Término do Fórum

Nenhum comentário: