segunda-feira, 28 de julho de 2008

Escaladores Incendiários

Por Antonio Paulo Faria
Escalada em MG (e outros lugares...), um esporte com morte anunciada? Acredito plenamente nesta possibilidade.
No dia 25 de julho, sexta feira, presenciamos fogo na base da via Evolução, no Pedrão (Pedralva-MG), com fortes indícios que foi um ato provocado porescaladores, de forma intencional ou por imprudência. Eu estava com o Guilherme, escalador de Itajubá. Encontramos uma grande área em cinzas, ofogo se havia espalhado provavelmente da base da escalada, inclusivetentamos apagar o fogo de uma árvore. O incêndio deve ter-se iniciado natarde ou noite do dia anterior (24 de julho), inclusive havia marcasrecentes de magnésio nas agarras.
Também no dia 24, Jairo (de Itajubá) e eu observamos restos de uma fogueirana base da Falésia dos Olhos, inclusive com sinais de detonação de fogos deartifício!!! Fazendeiros locais iriam lá para fazer isso? Será verdade quetemos idiotas em nosso meio que comemoram uma "cadena" de oitavo ou nonograu com rojão de 12 tiros? Foi o que pareceu por causa dos vestígios. Épreciso salientar que ambas as áreas estão dentro de fazendas particulares.
Não é para estranhar que os proprietários estejam fechando suas terras aos escaladores que: deixam lixo, gritam durante a escalada, berram palavrões, fumam maconha, bebem, fazem fogueiras, provocam incêndios e agora parecemestar soltando rojões.É triste, mas a realidade é esta, certamente a escalada vai continuar sendobanida em muitos lugares, Minas Gerais é o estado que mais sofre, mas osoutros não estão livres desse problema. Não apenas as áreas particularesestão se fechando para nós, muitos parques públicos já demonstram estapré-disposição e alguns simplesmente proibiram a escalada.
Algumas décadas atrás éramos ingênuos em acreditar que a escalada era umaatividade/esporte ecológico. Nunca foi!!! E agora, corre o risco de sertambém MARGINAL, o que já é uma realidade em certas áreas.
Há dois anos escrevi o livro "Montanhismo Brasileiro: Paixão e Aventura", detestaria ter que escrever outro que poderá se chamar: ESCALADA BRASILEIRA,UM ESPORTE EM EXTINÇÃO.

Um comentário:

Soldado disse...

VANDALOS!!!!