sábado, 12 de julho de 2008

Limite Boulder Festival - Veja como foi



A primeira etapa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Boulder, foi realizada no dia 15 de Junho de 2008 no Centro de Escalada LIMITE VERTICAL, válida para o ranking estadual 2008 oficializado pela FEMERJ.

A competição foi marcada pelo equilíbrio e confraternização entre atletas, que durante 4 horas se revezaram nos 22 Boulders distribuídos em cinco setores, variando de 4° a 9º. Foram 36 competidores divididos nas categorias Iniciante e Master (masculino e feminino), que buscavam somar o maior numero de pontos para obter a classificação para a Final, chamada de "Desafio do HULK", disputado em uma bateria de 20 minutos com 3 oulders de diferentes dificuldades.

Dos 22 problemas criados pelos Route-setters apenas um não foi encadenado (via vermelha – setor "La Cueva") faltando um movimento. O resultado foi um bom nível técnico e muita disposição dos competidores durante a 1ª fase, chamada de "Festival".

No feminino, o que chamou a atenção foi a presença de poucas competidoras. Na categoria iniciante, com apenas 3 participantes, o destaque foi para Aline Sette, que em sua primeira competição conseguiu uma boa pontuação no Festival e encadenou um boulder na final. Alice Souza ficou em 2°.

A disputa na categoria Master foi bem equilibrada. Thais Quacchia teve uma participação impecável, fazendo a melhor pontuação na primeira fase e encadenando as 3 vias na final. A atleta Branca ficou em 2º lugar e Flavia dos Anjos em 3º.

As finais masculinas, em ambas as categorias, demonstraram um bom nível dos competidores. Na iniciante, a disputa foi muito equilibrada até os momentos finais da bateria. Destaque para Gideão Melo “Xaropinho”, que se sagrou campeão, com Felipe Sertã em segundo e Daniel Lustoza em 3º, proporcionando uma disputa bem acirrada.

O momento mais esperado do LIMITE Boulder FESTIVAL, a final masculina Máster, contou com a presença de atletas do primeiro escalão da escalada esportiva do Rio de Janeiro. O nível técnico das três vias montadas para o"Desafio do HULK" eram de 8b/c, 8c e 9b, o que exigiu muita força e perícia dos finalistas.

O destaque da 1ª etapa foi Candido Bisneto, de Volta Redonda, único atleta a encadenar dois Boulders e pontuar no terceiro na grande final. Com uma performance incontestável, sagrou-se campeão. O 2º colocado, Caio Gomes, de Niterói, é sem dúvida um dos melhores atletas em atividade no estado no momento, marcando presença nas finais em todos os campeonatos disputados na LIMITE, e se destacando em outras competições no cenário brasileiro. Ele completou apenas um dos Boulders, mas conseguiu pontuar nos outros dois. Rafael Pimenta, que encadenou uma das vias, ficou em 3º lugar. Eric Telles, de Friburgo e Alexandre Flores, o Xandinho, local da LIMITE, engrandeceram a final da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Boulder 2008.

A premiação dos ganhadores teve a presença de Paulo Macaco, que foi homenageado pela organização e Bernardo Collares, presidente da FEMERJ, que realizaram a entrega dos troféus aos vencedores desta etapa. O evento contou com bom público presente, que prestigiou e empolgou os competidores nas disputas finais. A próxima etapa do Ranking Estadual, organizado pela FEMERJ. será realizada no dia 17 de agosto, no Escalada Indoor Icaraí, em Niterói.

Veja como ficou a classificação geral e fotos clicando aqui.

Nenhum comentário: