Complexo do Itabira: Tradicionais no ES
Anos se passaram e outras duas vias foram conquistadas na mesma montanha: a Chaminé Cachoeiro na década de 60, onde foram utilizados os pitons pela primeira vez no Brasil, e em 99 a Face Nordeste, em um paredão de cor alaranjada com sistemas de diedros e longos trechos negativos a esquerda da Chaminé Cachoeiro.
.
Itabira: montanha símbolo da escalada capixaba.
Artificial em cliff.
Outras montanhas cercam a grande agulha do Itabira, e nelas foram sendo abertas diversas vias que se estendem dos 100 aos 500 metros por aderências e agarras, em um granito de ótima aderência e muitos veios de cristais que 'rabiscam' estas paredes de lado a lado, por toda sua extensão.
Desde meus primórdios na escalada, sempre fui frequentador assíduo do complexo. Mas havia um certo tempo que não me instalava no local para desfrutar de um "internato tradicional".
Croquis: do rascunho ao Guia de Escaladas do ES.
O "ter que ir lá escalar" foi devido a necessidade de repetir as vias do complexo, fazer seus croquis e coletar informações diversas para o Guia de Escaladas do Espírito Santo que venho escrevendo. Projeto este que deve ser concluído no segundo semestre de 2009, resultando em um livro que abrangerá as escaladas de todo o estado de uma só vez. Ufá, da cançaso só de pensar... mas vamos tocando, pra cima, que no final tudo vai estar catalogado e disponibilizado para todo Brasil desfrutar das escaladas capixabas.
.
Nestes dias nos concentramos em escalar e catalogar as vias da Pedra do Tião, que é o setor que abriga a maior quantidade de vias, atingindo até 200 metros de extensão. Em uma segunda investida faremos o resto do trabalho, catalogando clássicas vias como: Lagarto (300m) e Macaco (400m), fechando todo o complexo.
Mas de antemão já deu para registrar e fazer o traçado de todas as vias, que segue no croqui/foto acima. Clique e amplie a imagem para melhor visualização.
Algumas vias não teve como ter acesso aos nomes e detalhes, ainda. Mas a grande maioria esta com seus dados descritos. Se houver alguma discordância em relação a graduação, alguem que tenha estas informações, sinta-se a vontade para me contactar para realizar a correção.
Localização: A partir de Vitória, o acesso a Cachoeiro de Itapemirim se dá pela BR 101 sentido sul, com a distância de 130 Km. Depois de passar pelo Frade e a Freira - cartão postal do estado e também point de escalada - pegar a direita em um cruzamento que é a antiga entrada de Cachoeiro. Seguindo por esta estrada já se avista o Itabira por vários ângulos. Seguir até o lixão e pegar a direita novamente até o sítio da Dona Cleunir, que fica aos pés do Complexo do Itabira.
É possível acampar no local, e não tem custo para isso. Como já diz as recomendações de Mínimo Impacto em Ambientes Naturais: "Seja cortês com a população local"... e desfrute de belas escaladas tradicionais no ES.
.
Comentários
Vamos marcar uma aventura por aquelas bandas.
Abraços
abçs
Beijos!
Se possível meu email é hugoteixeira@revistamoment.com.br.
A versão virtual, se quiser dar uma olhada na revista é www.revistamoment.com.br..aloha