terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nova via na Pedra Riscada - MG

Por Breno Araujo 'Racha Cuca'


Foi finalizada, repetida e livrada (após vários vôos ) a via "Onde o vento faz a curva" na Pedra Riscada. A via tem na 18 enfiadas, totalizando 880 metros e acessa o cume através de mais 2 enfiadas (70 metros) da via "Bodifera Ilha".




A "Onde o vento faz a curva" situasse na face norte da pedra e pode ser divida em 2 partes. A primeira parte com 500 metros (10 enfiadas), acessa um colo que pode ser atingido caminhando 3 horas pelo outro lado da montanha. Esta foi conquistada em estilo mais clássico com crux em 6b E2.
.
A segunda parte da via, que possibilita o acesso ao cume em apenas um dia , foi livrada este fds. Esta apresenta um trecho 380 metros bem vertical, com uma escalada técnica, pés delicados, regletinhos... com grampeação esportiva clássica, que dá E2. As 8 enfiadas receberam a sugestão de graduação de 7a 50m, 7c 50, 8a 50 m, 7c 50 m, 6c 50m , 6c 50m, 5b 50m e 4° grau 30 metros. Atraves desta acessa-se um colo de mata onde encontra-se as 2 ultimas enfiadas da Bodifera Ilha (5° e 4° graus).
.
Todas as paradas da via são duplas e na base da segunda parte onde há um bom lugar para dormir, onde estão 2 banquinhos para ajudar na logística da escalada, pois esta possui 4 paradas bem aéreas.
.


Acessos:

Para se chegar na base da primeira parte da via, ao se chegar próximo a pedra virar a direita ate chegar em um Curral com um riozinho bem largo. Parar o carro ao lado do curral e atravessar o rio para onde há uma graminha boa para acampar. A subida para a base é bem marcada e esta tem um plastico na base (tambor azul de plastico).

A caminhada para o colo, para se escalar apenas a segunda parte é bem simples. Após parar o carro na base da matinha (logo antes de um riozinho que nao rola de atravessar de carro) entrar no leito onde escorre a água da chuva mantendo-se a direita na trilha. Após 10 minutos há um poço onde pode-se recolher agua. Logo depois desta, se dirigir um pouco para a esquerda procurando o leito seco.... aí é só subir a trilha que acabará chegando no colo.
.

Croqui da primeira parte da via. Clique para ampliar.


A Riscada fica em Sao Jose do Divino (asfalto ate lá), entre Teófilo Otoni e Governador Valadares, MG.
.
Sugestao para repetição: 2 cordas 60m e 25 costuras...

Quem interessar em conhecer a via e quiser maiores informações, é só contactar: brenoaraujo.engmaster@gmail.com

2 comentários:

Yuri disse...

Rá! Muito bom, parabéns aos conquistadores!
Beijos!

Anônimo disse...

parabéns muito lindo tudo isso