quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ação do Adote uma Montanha no ES

Fotos: Baldin e Bia Carnielli

Localizado na cidade de Vila Velha, o Morro do Moreno é o mais tradicional point de escaladas da região da Grande Vitória, ES. E como esta localizado literalmente dentro da cidade, é uma 'área verde' muito procurada também para caminhadas, Mountain Bike e Vôo Livre.




E onde tem grande fluxo de seres humanos dentro de uma área natural, infelizmente sempre haverá impacto ambiental.

Na preocupação de manter a preservação da área, em 2005 a Associação Capixaba de Escalada (ACE) 'adotou' a área atravez do Programa de Preservação Ambiental "Adote uma Montanha" (www.cbme.org.br), e ao longo destes anos vem realizando ações para minimizar este impacto no local.

No dia 06 de Dezembro foi realizada mais uma ação, que contou com a participação de cerca de 15 associados. Através de um belo trabalho voluntariado, se dividiram em grupos para realizar diversos trabalhos, como pode ser conferido nas fotos abaixo.


Divisão de tarefas


Coleta de lixo
.
"Pedrágio": Transporte de pedras até o Setor Barriga...


... para conter erosão na base das vias.


Desobstrução de trilha e fechamento de atalho


Remoção de pichação no Setor da Testa


Limpeza dos resíduos de tinta após retirada da pichação


Marcas que a natureza está aos poucos apagando



Durante uma manhã de um sábado nublado, estes diversos trabalhos foram realizados resultando em saldos positivos:
.
- 90% das pichações do Setor da Testa já foram retiradas pelas ações anteriores. As marcas das primeiras, retiradas em 2005 já estão desaparecendo aos poucos;
- Muitos sacos de lixo foram cheios, com lixo de toda espécie que estavam na base de diversos boulders;
- Manutenção de trilhas: retirada de uma grande árvore (morta) que caíu no início da Trilha da Raiz, e já provocava a abertura de um atalho;
- No árduo trabalho do 'pedrágio', diversas pedras foram carregadas até a base das vias do Setor da Barriga, para serem acomodadas e fazer a contenção de erosão.
.
Foi confeccionada uma placa de 90 x 60 cm, oficial do Adote Uma Montanha, que será instalada na porta de entrada do Morro do Moreno. Traz entre outros, condutas de mínimo impacto em ambientes naturais para os visitantes menos conscientes. E outras placas de sinalização também foram confecionadas, e indicam setores de escalada, trilhas, etc. Em breve todas estas serão instaladas no local.
.

Partida de peteca após os trabalhos... o churrasco viria no dia seguinte.

3 comentários:

Yuri disse...

Pô, animal esse trabalho, Baldin! Parabéns pra galera aí!
Beijos!!!
Yuri

Maurício "ToNTo" Clauzet disse...

Muito legal, parabéns pra toda a turma aí. Fundamental para o escalador e montanhista amar a montanha e também demosntrar através de atitudes práticas como essa.
Abrazo
ToNTo

BALDIN disse...

É isso ai Yuri e Tonto!
Vida longa as montanhas!
Abraço.