terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Acidente na Australia

Por Rafael Matheus


Escalador australiano morreu no início do ano depois de tomar uma queda de 150m. Pelo relatório postado no link abaixo, o que rolou foique o guia estava ancorado em uma chapeleta, com o segundo dando segue de uma parada improvisada na chapeleta imediatamente anterior.

Como a via tinha ficado muito difícil, o guia estava tentando clipar apróxima chapeleta (terceira) usando um 'clip stick'. Nesse momento o parabolt soltou da parede e ele tomou a queda com muita corda solta (acorda saia da primeira chapeleta com o segue, passava pela segunda (que estourou) ia até a terceira (pelo clip stick) e descia até oguia).

Com a queda, o guia caiu abaixo do segue e a corda acabou passando poruma ponta de 'ironstone' (não sei como traduzir) e acabou secortando...

Pelo relato a corda estava em bom estado e ambos escaladores eram experientes.

O que mais assusta é o vídeo do pessoal que foi fazer a checagem davia após o acidente. Quase todos os parabolts da via saíram da pedra,um arenito, com uma puxada com a mão!!

A via foi aberta por uma dupla de croatas que estava de passagem pela região e, segundo o relato, não consultaram o pessoal local para saberda qualidade da pedra, ética e etc...



Vídeo do pessoal checando os parabolts após o acidente:

Um comentário:

Luciana disse...

Nossa Balds, esse vídeo é um tapa!!!