segunda-feira, 6 de abril de 2009

Abertura de Temporada de Montanhismo 2009 - RJ

Esta será a 22º edição de um importante evento que começou com uma brincadeiraA Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) deste ano acontecerá no dia 26 de abril (domingo), das 9h às 18h, na Praça General Tibúrcio, na Urca, que é um ponto de encontro de montanhistas durante o ano inteiro. Foi neste lugar que surgiu a ideia de se fazer um encontro de montanhistas para comemorar a época ideal para subir as montanhas, que é quando as temperaturas estão mais amenas e o tempo mais seco. A organização do evento é da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e contará com stands de todos os clubes filiados à Federação, e também do Centro Excursionista Mineiro (CEM). Algumas marcas de equipamentos de montanha estarão presentes, mostrando seus produtos e os últimos lançamentos.
.
Esta é a 22ª edição da ATM no Rio de Janeiro. A ideia de organizar a primeira Abertura de Temporada de Montanhismo surgiu em uma brincadeira entre montanhistas do Centro Excursionista Guanabara (CEG). Esse grupo era formado por Dalton Chiarelli. Juratan Câmara, Denise Macedo, Carlos Trindade, entre outros. "Em março de 1986, o Corpo de Guias marcou uma excursão oficial no Babilônia e logo depois de escalarmos, já lá embaixo na pracinha, demos aquela tradicional olhada para esta parede. O sol estava com um brilho muito particular neste final de tarde. Várias cordadas estavam escalando, dando um colorido todo especial naquele momento, quando alguém falou: 'Nossa, parece até uma verdadeira Abertura de Temporada'. Em seguida, uma outra pessoa completou: 'Isto merece uma festa. Vamos pensar nisso para o ano que vem'. E assim, foi lançado inconscientemente por nós ali, naquele momento, o embrião da primeira ATM", conta Chiarelli.
.
No boletim do CEG, de abril de 1987, consta o registro de mais um pedaço desta história. Com o título "I Abertura Oficial de Temporada de Escaladas", o texto tem a seguinte introdução: "O Centro Excursionista Guanabara promoveu no dia 22.03 p.p. no Morro da Babilônia - Urca, a I Abertura oficial de temporada de escaladas. Do Paredão Entropia ao Soleil contamos com a participação de escaladores de vários Clubes, inclusive o COM - Paraná. O evento foi de grande importância para o nosso esporte que vem crescendo de maneira significativa" . Uma das atividades ocorridas neste dia foi protagonizada por três grandes escaladores: com o apoio da Cia. Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, Sérgio Tartari, Sérgio Poyares e Giuseppe Pellegrini, demonstraram "descidas livres do bondinho de carga estacionado no centro do cabo que liga o terminal ao Morro da Urca".
.
Há três anos, a organização da ATM está com a FEMERJ. Até então, era uma empresa de dois montanhistas do CEB, Zozimar e Jorge Rocha, que cuidava da realização do evento. "Peguei o projeto e dei uma remodelada. Desde 2007, quando comecei a coordenar a Abertura de Temporada, inicio os trabalhos no mês de janeiro, com a divulgação do concurso para escolher o logo do evento e a solicitação aos clubes dos nomes dos respectivos representantes para participarem das reuniões", explica Waldecy Mathias Lucena, vice-presidente da FEMERJ.
.
A ATM deste ano contará com 26 stands. Além dos clubes e das empresas, estarão presentes a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) . Haverá sorteio de brindes doados pelas empresas. Para participar, é necessário doar um quilo de alimento não perecível, que será recolhido pela Federação de Bandeirantes do Brasil.
.
"Neste ano teremos um concurso de fotografias, tendo o montanhismo como tema, e um torneio de slack line. Cada vencedor ganhará uma mochila de ataque", anuncia Waldecy. E como nos dois últimos anos, a música estará a cargo de Alexandre Véo, do Clube Excursionista Light.
A festa da Abertura de Temporada de Montanhismo, também é um dia de encontros, de estreitar amizades ou de fazer novas. "Nas décadas de 60/70, havia uma disputa de forma saudável entre o CERJ e o CEC, onde 'brigávamos' por conquistas e primeiras repetições de vias. Por esta razão, pouco se escalava entre estes grupos e quando nos víamos na montanha, era apenas um 'olá' e íamos em frente, cada um com o seu objetivo. Passados mais de trinta anos, na ATM de 2006, encontrei o Jean Pierre (von der Weid, do Carioca) e começamos a conversar. Mencionei que nunca tinha pisado no Capacete e ele prontamente me convidou para escalarmos a via CERJ. Mal sabia eu, que naquele momento, estava surgindo uma grande amizade", celebra Carlos Alberto Carrozzino (o Carrô), do CERJ.
.
"A ATM é uma festa que, desde sempre, é o lugar para encontrar pessoas. Um local de congregação do esporte. É uma festa tão legal que é de lei ir para a Urca e fazer questão de não escalar. Ficar só curtindo o sol (ou em alguns casos a chuva) e o papo com a galera. Muito bom", vibra Rosângela Gelly.
.
Assessoria de Imprensa da FEMERJ
Março de 2009

2 comentários:

Andy disse...

Estarei lá este ano, com certeza!! Estou muito afastada (participava do CERJ), mas pretendo voltar em breve.
Bjd

Anônimo disse...

MMA, or mixed martial arts, requires discipline and adherence to a proper schedule of strength training.
[url=http://www.mma-workout.org/]Brazilian Jujitsu[/url]