segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mais uma ação do Adote uma Montanha no ES

Placa oficial do PAM. Clique para ampliar.


No ultimo sábado (20/06) aconteceu mais uma ação do PAM (Programa Adote uma Montanha) no Morro do Moreno, localizado na cidade de Vila Velha, ES. A área foi 'adotada' em 2005 pela ACE (Associação Capixaba de Escalada), e vem tendo uma atenção especial por conta de seus associados, que atuam durante o ano nas diversas ações voluntariamente, no objetivo de ajudar a manter uma ordem no lugar.


Adote uma Montanha - Morro do Moreno, ES from Oswaldo Baldin on Vimeo.


Por estar localizado dentro de uma área urbana, o local vem recebendo a cada dia mais e mais visitantes. Desde os que vão para curtir a boa energia de ter uma área verde dentro da cidade, possibilitando fazer uma caminhanda, escalada, pedalar, voar, até (infelizmente) dos que por lá tem frequentado com o objetivo único de zonear o lugar, destruindo a vegetação criando atalhos, deixando muito lixo para traz, colocando seus super celulares para tocarem no ultimo volume, dentre outras cagadas.

Mas alguns amantes do lugar tem abraçado a causa de cuidar da área: desde instituições à grupos de amigos, que volta e meia por lá passam recolhendo lixo e procuram dar o recado de conscientização para os mais desavisados e ignorantes. Um trabalho de formiguinha, difícil e cansativo, mas extremamente necessário e também eficaz. Um bom exemplo é a redução de novas pichações depois que começamos a retirará-las.


Instalação da placa do PAM no acesso ao Morro do Moreno.


As 8h do sábado a galera estava reunida para trabalhar!

Na porta de entrada do Morro do Moreno, local que dá acesso aos setores de escalada, rampa de vôo livre e trilhas, foi instalada a placa oficial do PAM. Ela traz condutas de mínimo impacto em ambientes naturais, e dá o recado de quem esta atuando na preservação e manutenção do lugar.

Remoção de pichações.


Desde a primeira ação em abril de 2005 vem sendo investidos esforços para remover as pichações que existiam no setor da Testa da Macaca, local que fica bem de frente para a Terceira Ponte e dava um aspecto absurdo de poluição visual ao morro. Nesta ação do sábado praticamente se concluiu a retirada de todas as pichações do setor. Dá para perceber claramente que a natureza esta por sua conta sumindo com as manchas causadas pela tinta, cobrindo com musgos os lugares em que esta tinta foi retirada.


Instalação de placas informativas e educativas.


Outras nove placas foram instaladas em diversos locais, algumas indicativas, informando setores de escalada, trilhas, etc., e outras educacionais, para tentar dar uma conscientizada nos visitantes. Vida longa as plaquinhas! Isso se o ato do vandalismo não aparecer e destruí-las. Mas se assim acontecer, novamente as colocaremos!


A galera que arregaçou as mangas.


Maiores informações sobre o PAM no ES, e informações de como ajudar nas ações, podem ser obtidas no site da ACE: www.ace-es.org.br


Nenhum comentário: