quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aprenda a respirar corretamente

Por Gabiela Saliba


É tão automático o ato de respirar, que não atentamos para este ato tão importante quanto se alimentar ou beber água. Por exemplo, pessoas ansiosas normalmente costumam ter uma respiração curta, e quando queremos relaxar qual a primeira coisa que fazemos? Buscamos uma respiração mais profunda e tranqüila, respiramos de forma mais coordenada.

As roupas pesadas ou apertadas que usamos, a fumaça do cigarro que somos obrigados a respirar diariamente na cidade são agressores diretos que praticamente não temos como escapar.

O diafragma é um músculo que se dispõe entre o tórax e o abdome sob a forma de duas cúpulas. Em contato direto com órgãos nobres com os pulmões e o coração, o fígado, estomago, baço, pâncreas, rins e supra-renais.

Além do seu desempenho, como o mais importante músculo respiratório, ele contribui ativa e decisivamente na dinâmica circulatória. Suas contrações, aliadas a dos músculos abdominais, aumentam a pressão intra-abdominal, sempre que necessário, como no trabalho de parto, na defecação e na micção.

Vale ressaltar que a mecânica ventilatória é diferente segundo a idade e o sexo. Na mulher, a respiração é mais superior, ou seja, a amplitude máxima localiza-se na parte mais superior do tórax, enquanto que no homem, é do tipo mista: superior e inferior.

O posicionamento da coluna vertebral gera conseqüências diretas na respiração. O método G.D.S., uma linha de tratamento que tem como princípio as cadeias musculares, diz que o diafragma encontra-se entre os primeiros músculos afetados pelas emoções. E também afirma que o diafragma é um dos três músculos responsáveis pelo aumento da lordose lombar, claro que existem diversas outras razões para uma lordose.

As linhas de tratamento fisioterápico como R.P.G. (Reeducação Postural Global), G.D.S. (Godelieve Denys-Struyf) enfatizam a respiração diafragmática. Além do que, melhorar a sua respiração pode aumentar o desempenho aeróbico no esporte, sua postura, consciência corporal, isso sem falar numa vida mais saudável, tudo de bom! É de fundamental importância o acompanhamento de um profissional especializado. A diferença no rendimento do seu treinamento pode ser incrível. Um excelente caminho pode ser a Yoga. A atenção constante também nos faz perceber como estamos respirando e nos ajuda na conquista da melhor qualidade de vida. Vale a pena conferir...

Métodos - Os sábios iogues crêem que, pela consciência de nossa respiração, poderemos obter maior resistência a enfermidades e maior longevidade. Eles dominam o corpo de forma admirável, isso sem falar na capacidade respiratória! A respiração diafragmática é trabalhada fortemente por eles.

O método relaciona emoções como a melancolia, o medo, a angustia e a cólera, com o músculo diafragma.


Gabriela F. Saliba, 38 anos, fisioterapeuta, é montanhista desde 1993. Trabalhou como escritora e fotógrafa para diversas revistas de aventura e ecoturismo, além de consultora técnica da revista Alto Nível em 2003, e apresentadora do programa “Partiu!” (TVE-Rede Brasil) sobre montanhismo e escalada. Atualmente conta com o apoio da Jasmine (www.jasminealimentos.com.br).



Fonte: http://terra.webventure.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/25732

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