quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homenagem a Fercal

Achei um interessante texto do Blog "A vida por alguns fios", de escaladores de Brasília. O texto escrito pelo Esdras, com muita criatividade divulga o clássico pico de escalada de Brasília, o Fercal, e suas vias.

"Só para Começar (8b), desde o período Neolítico (8a) a idade da Pedra Lascada, homens Brutus (7c) enfrentavam Dinossauros (6) e para se alimentarem rasgavam Pança de Mamute (6) tudo isso em plena harmonia com a natureza. Éramos animais livres, ora caça ora Predador (7c).

Mas veio a civilização e com ela a degradação. Em busca de desenvolvimento tecnológico e lucros financeiros o homem ficou Sem noção (6sup). O que antes era a chuva de fertilidade provendo alimentos tornou-se Chuva de Pedra (5º) que Chove mas não molha (Vsup).

O ar puro dos campos deu lugar ao Futum Fecal (8C) do esgoto. O Tráfego aéreo (6sup) substituiu a revoada de pássaros e o que era contato diário com a natureza deu lugar a um mero Domingo no Parque (4º) onde o homem foge da urbanidade em busca do que restou de natureza. Porém, nas cidades o verde só é percebido em pequenas Fissuras (9a) e o único lugar seguro para as crianças brincarem é um PlayGround (III) cercado em condomínios luxuosos.

Essa semana as notícias e previsões são cada vez mais alarmantes. Com o aquecimento global nos transformaremos em uma multidão de Corpos Ardentes (6º) e o degelo no Ártico pode ser a Gota D'água (8a) para uma catástrofe mundial não prevista nem nos Quadrinhos (4) de ficção científica.

O segredo para superar esta situação não está nos cálculos ou no Plano Cartesiano (9c), não há fórmulas mágicas ou pacto com El Demo (7c/8a) e nem mesmo o Mestre dos Magos (7ª) pode ensinar o caminho da paz e do convívio harmonioso com o ambiente. Chego a pensar que estamos em um beco Sem saída (6) ou no fundo de um Buracão (6sup).

Sem querer parecer autoritário ou Sargentão (Vsup) deixo aqui o meu conselho:

Deixe de alimentar o Comando Vermelho (7b) com seus vícios. Levante de sua cama King Size (8c) e tenha Força, PlayBoy!!! (6sup) por que o mundo não é uma Festa do Cabide (6sup) e tem muitas coisas que o seu Cartão de crédito (VIIb) não pode comprar.

Largue sua bonequinha Suzi (5º), deixe de ser uma Libélula Brocha (5º) incapaz de fazer algo e não permaneça como um Besouro Louco (7b). Saia de seu El ninho (6º), resgate suas origens indígenas e a Força de aymoré (9c), pois uma árvore Sem raiz (8b) não fica de pé.

Lembre-se que seu conhecimento e atitude podem fazer toda a diferença. Repense sua maneira de consumir, pois a vida E os planos continuam (8a) e já diria o antigo ditado:

-Em terra de cego, Bacural caolho (8b) é rei!**"


*Texto construído com base na lista disponível em http://abresca.com.br/?page_id=5. Qualquer erro de nomenclatura ou graduação pode ser entendido como licença poética. hahaha!
**Vias da Fercal constantes na lista e não citadas por falta de inspiração: Primeiro Complexo: Corrimento Geológico VIIa ; Grayskull VI sup; Ratreice IXa Boulder VIsup. Segundo Complexo: Limiar do Ribombo ;Onde bate corta VIsup; Mondrugão VIIc Quadrinhos IV; Banco de Sangue VIIa Terceiro Complexo: Totem VIIb; N2 VIsup E3.

Fonte: http://avidaporalgunsfios.blogspot.com/

3 comentários:

Esdras Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esdras Daniel disse...

Grande Oswaldo,

Valeu ai a divulgação da Fercal Muita gente não sabe mas Brasília tem ao redor opções para a escalada esportiva (Fercal, Belchior) , Tradicional (Unai-MG), e boulder em Cocalzinho-GO. Fica o convite pra galera capixaba conhecer o Planalto Central.

Baldin disse...

Valeu Esdras... ainda vou conhecer a escalada por suas bandas. E venha para o ES tb.
abração.