terça-feira, 17 de novembro de 2009

ONG pretende pintar os cumes peruanos para combater o derretimento



A ONG Glaciares do Perú ganhou o concurso "100 Idéias para salvas o Planeta", promovido pelo Banco Mundial, com uma proposta inédita para combates o derretimento dos glaciares do Perú: Pintar de branco os topos das montanhas.

A idéia, apesar de parecer meio doida, é bem simples e leva em conta de que a cor branca reflete mais o calor e não o absorve. Segundo a ONG, com o derretimento do gelo dos glaciares, muitas rochas de cor escura vêem aparecendo próximas ao topo das montanhas peruanas, causando um efeito cíclico: A rocha absorve mais o calor, esquentando mais o glaciar, que acaba derretendo mais rápido, expondo mais rochas escuras para serem aquecidas. A proposta é de que, ao se pintar a rocha de branco, ela não seja aquecida, e assim não derreta o gelo ao seu redor.

Segundo a proposta da ONG, os topos das montanhas serão pintados à mão e a fabricação da tinta requer aproximadamente 5 mil dólares por hectare de área pintada. Esse valor é alto graças a uma mistura especial - e secreta - que a ONG desenvolveu para a tinta. Segundo o diretor da ONG Glaciares del Perú, Miguel Flores, a tinta "contém somente produtos naturais, não causa danos ao meio ambiente e nem contamina a água do glaciar".

Segundo ele, os glaciares serão pintados com a ajuda das comunidades de agricultores situadas ao pé das montanhas nevadas, já que eles conhecem o terreno e possuem preparo físico para tal serviço. "Também pretendemos contar com a ajuda de universitários e até mesmo turistas, ofertando a possibilidade de ajudar nas agências de turismo".

A proposta da ONG Glaciares del perú competiu com outras 1755 idéias de todo o mundo e ganhou o direito a utilizar até 200 mil dólares repassados pelo Banco Mundial para pintar de branco o Nevado Razuhuillca (de 5.200 metros de altura), situado na região de Ayacucho.

Fonte: http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1891

Nenhum comentário: