domingo, 4 de julho de 2010

Ação do Adote uma Montanha no Espírito Santo

.
Setor da Testa, alvo de pichações no Morro do Moreno. Foto Baldin.


Desde o ano de 2005 o Morro do Moreno - principal campo escola da escalada capixaba - vem recebendo maiores atenções por parte dos montanhistas da Associação Capixaba de Escalada, através do Programa Adote uma Montanha (PAM). Nestes anos foram diversas as ações em prol da preservação e conservação desta área, que sofre um considerável impacto ambiental, decorrente principalmente ao fato de estar localizada em uma área urbana de facílimo acesso.


Acessando o local das pichações.


No dia 1º de julho, em plena quinta feira as 14 horas, uma turma estava reunida no Morro do Moreno para dar início a mais uma ação do PAM. Desta vez as atenções estavam voltadas para a remoção de pichações no setor Testa da Macaca, local que é o principal alvo deste ato horroroso, desastroso e criminoso.

Por lá a ACE já vem fazendo este trabalho a cinco anos, e pelo menos o rítimo de novas pichações diminuiu bastante depois que estas remoções iniciaram. E as que foram retiradas nas ações (com produto removedor, escova de aço e trabalho braçal) aos poucos vão perdendo a marca na rocha, por conta da própria natureza que vai 'apagando' de vez estes vestígios da péssima presença humana.


Dando início aos trabalhos....


Além do ato de remover a sugeira, o objetivo foi fazer um apelo pela preservação do local através da mídia, que esteve representada por um dos mais vistos programas da TV capixaba. Junto aos integrantes da ACE que deram depoimentos sobre as atividades praticadas no local, a importância da preservação e sobre estas ações do PAM, estiveram presentes representantes da Polícia Ambiental e do IEMA, falando sobre as penalidades impostas aos infratores que executam este ato, criminoso.

Esperamos que assim aconteça uma maior repercursão destes trabalhos, e que este belo local passe (aos poucos) a receber um maior respeito por parte de seus frequentadores.



Aplicação de produto para remoção da tinta.


Neste próximo sábado (10/07) às 13:45h vai ao ar a matéria no Programa Em Movimento da TV Gazeta. E em breve estarei postando um vídeo desta ação.


Fechando mais dia de trabalhos...


Crédito das imagens Fabio Ivan. Para ver mais fotos, clique aqui.

.

Um comentário:

Odilei Medeiro disse...

Boma dia Baldin, tudo na boa?
Massa a via que vcs abriram hein. Tenho vontade de conhecer essa região cehia de paredes grandes. Gostaria de saber que produto vcs usaram para remover as pichações. Temos esse problema no Itacolomi no Rio Grande do Sul e queremos ver se removemos essas pichações, tem como nos dar o beta.
Valeu ai e tudo de bom.
Qualquer coisa meu e-mail é odilemedeiro@hotmail.com
Abraço.