terça-feira, 28 de setembro de 2010

Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários

.

Por: Silverio Nery (Presidente da CBME)


A Confederação Brasileira de Montanhismo apresenta, pela primeira vez no Brasil, um padrão nacional para a formação e qualificação dos Guias de Montanha Voluntários.

Considerando a existência de um padrão para Guia de Montanha Voluntário mundialmente aceito e já estabelecido pela UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo – e considerando que a CBME é membro da UIAA, para definição do padrão nacional foi utilizado como base o padrão da UIAA.

Este padrão de competências é de adoção voluntária por parte das Federações e Associações filiadas à CBME.

Os Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários da CBME foram criados com o objetivo de estabelecer uma referência nacional nesse tópico. Ao difundir o uso destes padrões esperamos contribuir para o aprimoramento da formação dos Guias e Montanhistas voluntários levando a melhorias no conhecimento técnico, à prevenção de acidentes em montanha e elevando o nível de segurança na prática do Montanhismo em nosso país.

O documento em pauta está sendo publicado em caráter de consulta pública nacional. A CBME receberá críticas e sugestões durante os próximos 30 dias e terminado este prazo em 30/11/2010 as críticas e sugestões serão avaliadas, o documento sofrerá os ajustes necessários e será então publicado em sua versão definitiva.

Para enviar sua crítica ou sugestão, clique aqui.

Agradecemos a todos os Montanhistas que contribuíram de forma voluntária na elaboração desse documento. Agradecemos também aqueles que se dispuserem a enviar seus comentários e sugestões em resposta a essa consulta.

Clique aqui para realizar o download do documento, Para enviar sua crítica ou sugestão, clique aqui.


Nenhum comentário: