terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Stefan Glowacz e Holger Heuber no Roraima

.
A aventura foi dura, mas o alemão Stefan Glowacz conseguiu chegar ao cume do Monte Roraima (2.739 metros). Vice-campeão mundial de escalada em 1993, o montanhista conquistou a décima maior formação rochosa brasileira no fim do mês de novembro de 2010 ao lado de seu amigo Holger Heuber. A dupla abriu uma nova via, nomeada de “Behind the Rainbow” (Além do Arco-íris) em homenagem ao amigo Kurt Albert, morto em 28 de setembro de 2010.

A aventura Stefan foi composta por várias fases. Sua primeira tentativa aconteceu em março de 2010, quando viajou ao lado de Heuber e Albert até o Monte Roraima pela parte venezuelana (a montanha faz fronteira com o Brasil, Venezuela e Guiana). “Eu acho que será algo muito complicado. Não é um piquenique, é uma grande e longa aventura. Além disso, estamos sempre com o tempo contado em projetos como esse”, disse Stefan antes de seu primeiro ataque.

Após iniciar a escalada, o trio precisou parar sua aventura logo no início devido às más condições climáticas e muita chuva que impossibilitavam a tentativa. O trio retornou ao seu país de origem para organizar a segunda tentativa. Durante os meses em que se planejavam, no entanto, Albert acabou sofrendo um trágico acidente após uma queda na tentativa de escalar uma montanha na Bavaria, na Alemanha, e acabou falecendo.

Em homenagem ao amigo, Stefan e Holger retornaram ao Monte Roraima, em novembro de 2010, para uma segunda tentativa. Após 16 enfiadas em uma via de grau 8b, a dupla chegou ao topo da montanha, nomeando-a de “Behind the Rainbow” (Além do Arco-íris) em memória ao amigo que perderam.

Confira o vídeo da aventura de Stefan Glowacz:



Fonte: http://webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/29972

.

Nenhum comentário: