terça-feira, 21 de junho de 2011

Pedra da Jabuticaba / Águia Branca, ES

.
O amanhecer do ultimo sábado foi tomando chuva pela BR101 norte rumo às montanhas de Águia Branca, na companhia do André 'Tesourinho' e do casal Joyce e Samuca. Um dia daqueles onde as condições não apontavam em nada para escalada, ainda mais se tratando da escalada de uma via longa. Mas seguimos perceverantes ao encontro da via 'Café do Boi, 3° IV' na Pedra da Jabuticaba, que tem seus 600 metros de extensão.


Pedra da Jabuticaba ao centro, e à direita a Pedra do Coração.
Foto Patrícia Duffles.


Após dar um comunicado de acesso na casa do Sr Arlindo Breda, subimos o pasto numa caminhada - de uns 15 min - bem tranquila e estávamos na base da via (?). Pois é, o André disse 'com toda certeza (?)' que ali era o início da via, pois já havia feito esta escalada há uns tempos atras. Ok, acreditei no cabra e subi uns 40 metros e, nada de grampo! Desescalei... Dica: a base da via fica mais a direita, e uma árvore a uns 8 metros acima da base torna a via bem identificável (dá pra ver também o primeiro grampo).


Linha da via Café com Boi.


Quando estávamos na base da via (!) já eram 11 horas: um horário avansadíssimo para entrar em uma escalada deste tamanho. Mas com uma pilhada da Joyce nos lançamos montanha acima em duas duplas. O tempo chuvoso dava um ar de incerteza do sucesso da empreitada, mas a escalada foi fluindo bem legal, e batemos no cume as 16 horas. Cume este com um visual fantástico do mar de montanhas no entorno de Águia Branca.


Cume, com as muitas montanhas de Águia Branca ao fundo.


Esta via foi conquistada em 2004 por Alexandre Charão, Miguel Monteza e Patrícia Duffles. Uma escalada longa e tranquila: uma ótima curtição na montanha. Possui 32 grampos de 1/2 distribuídos pelos seus 600 metros. No croqui original as paradas (em grampo unico) não estão estabelecidas. Fiz um croqui estabelecendo as 10 paradas pra ficar mais identificável. Quem quiser entre em contato que envio.

.

2 comentários:

Samuca disse...

Olá pessoal, os apaixonados por tradicional tem uma excelente opção para fazer uma escalada tranquila e beeeeeeeeeeem aerobica.

Valeu Baldin

Baldin disse...

Simbora Samuca!!!