terça-feira, 4 de outubro de 2011

Último capítulo da novela: Cume do Vilante!

.
No ultimo sábado (01/10/11) às 15 horas estávamos reunidos (PH, Tatu, Soldado e eu) no cume dessa montanha, deixando pra baixo 350m de uma via composta de grande mistura de técnicas, maior parte na vertical, lances aéreos e pêndulos... uma escalada um tanto exigente, que imaginamos necessitar de pelo menos uns dois dias para ser repetida. Mais uma via de Big Wall para o estado do Espírito Santo, batizada de 'Moqueca Capixaba'.


Soldado, Tatu, PH e Baldin no cume. Foto Oswaldo Baldin.


Essa conquista foi praticamente uma novela, divida em vários capítulos, e que rendeu uma longa história. História essa que pretendo buscar no fundo da mente - voltando há oito anos atrás quando foi iniciada - para descrever aqui no Blog mais detalhadamente. Mas o resumo é o seguinte:

Em meados de 2003 os escaladores Antônio Aguiar "Aranha" e Adriano Suela "Terrorista" visualizaram uma linha bem na parte central da parede e abriram a primeira enfiada. Posteriormente me doaram a linha para que continuasse com a conquista. Entre 2004 e 2005 fiz com Marcio Rodrigues "Piveti" e Marcos Palhares "Tatu" três investidas (com muitos contratempos, chuvas e um 'semi assalto'), e seguimos até a base do negativo. Em 2007 voltamos lá na missão de trocar as cordas fixas/podres e colocar novas, para voltarmos em breve... pura ilusão. Só retornamos em 2010 (Paulo Henrique Munhoz, Hermes Pereira "Soldado", Tatu e eu), e gastamos algumas investidas (novamente debaixo de chuvas que impediam a progressão) para vencer a parte mais complicada da escalada, com trechos de muita rocha podre, negativa e pêndulos. Em setembro desse 2011 subimos pelos lances aéreos nas cordas que estavam há um ano na parede (o que deu um UP na adrena), pernoitamos em redes à 300m, tocamos mais uma enfiada, e ficamos à somente 50m do cume... fatores como falta de água e roubada (com direiro a rapel em raiz de bromélia!) nos fizeram regredir. Mas neste ultimo sábado retornamos confiantes do cume... com 4h de jumareadas chegamos ao ponto da investida anterior, tocamos o trecho final e finalmente concretizamos essa conquista.


Linha da Moqueca Capixaba. Clique para ampliar.


Como o cume é somente a metade do caminho, foram mais 07h de rapel para tirar os 500m de cordas que estavam na parede. E às 00:30 finalmente chegamos no carro - exaustos, mas muito felizes - onde o Samuca e a Joyce esperavam para nos resgatar.


Enfim, o término da empreitada. Foto Samuel Amaro.


Agradeço aos amigos(as) que participaram de investidas anteriores apoiando, e aos muitos que nos remeteram boas energias para concretizarmos essa empreitada. Brigadão meeeesmo!

No cume comemoramos o aniversário do nosso parceiro PH.




A novela que foi essa conquista vai render um documentário... só não sei quando ficará pronto, rs.

.

2 comentários:

Daniel J.Casas, Joinville/SC disse...

ISSSSSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
PARABÉNS BIXO!!!
ABRAZO
DANI CASAS

Filipe Ronchi disse...

Parabéns pela conquista, belo trabalho.

Abraço
Filipe