segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sessão Naftalina #1: Complexo de Viana

.
Resgatei algumas reportagens que rolaram há uns anos atrás sobre Escalada no Espírito Santo. E se relembrar é viver, irei compartilhar dessas imagens dinâmicas por aqui, em doses homeopáticas.

Pra pegar leve no início, e não impactar muito com imagens de seres humanos em tempos antigos, vamos só até 2005... ano em que descobrímos o Complexo de Viana e começamos a abrir primeiras vias. Essa reportagem foi feita pelo programa Em Movimento da TV Gazeta.



Esse setor fez toooda a diferença na época. A escalada esportiva andava meio estagnada, pois essa modalidade era praticada basicamente no Morro do Moreno. E um novo lugar, com uma rocha de características diferenciadas e vias de resistência, ajudou muito na evolução dos escaladores locais.

Foram muitas idas e vindas para abrir as primeiras vias, sempre intercalando com turbilhões de imprevistos. Mas depois de uns 100 grampos batidos na munheca, o local foi ganhando popularidade e novas vias surgiram... enfim, à base de furadeira. Ufa!

Hoje o Complexo de Viana concentra cerca de 40 vias distribuídas em três setores, e alguns boulders. Um vídeo que mostra a situação mais atual do point é a videoprreportagem feita em 2011. Para assistí-la, clique aqui.

.

Um comentário:

Junior Costa disse...

Iraado! O montanhismo nos liberta , parabéns pelo blog e pelos vídeos !abraço.