domingo, 24 de junho de 2012

Regrampeação no Morro do Moreno


Com cerca de 40 vias espalhadas em três setores, o Morro do Moreno carrega a característica de ser um point da escalada esportiva. Aliás, um clássico campo escola dos capixabas. E fazendo uma linha de campo escola mais completo, entre as esportivas existem também algumas - poucas - vias para escaladas em móvel, e vias para artificial.

 
 Do velho grampo à nova chapeleta. Foto Oswaldo Baldin.


E dentre essas, uma via de artificial em cliff (Via dos Bombeiros) estava precisando de uma recauchutada fazia aaanos. Estava ao abandono devido ao péssimo estado das proteções.

Então afim de revitalizá-la, parti pra lá com o PH Munhoz, Zudivan Peterli e Helena Eller nesse domingo, e batemos 8 novas chapeletas de inox mais a parada dupla. Pra terminar o trampo ficou faltando retirar as proteções velhas, que em breve será resolvido. Mas nesse meio tempo a via esta totalmente escalável, e pode ser usufruída sem problemas.

Fica localizada no Setor Testa da Macaca, no negativo de frente para a Terceira Ponte. Há alguns anos era muito utilizada para por quem queria dar os primeiros passos nos estribos e começar a se aventurar no mundo da escalada artificial. E com essa 'reforma' a via volta novamente à ativa, sendo certamente uma das melhores opções na região para o início da adaptação com os Cliffsssssss.


PH no trampo. Foto Oswaldo Baldin.


Essa é a terceira via regrampeada no Moreno através do GT Conquistas e Manutenções de Vias mantido pela Associação Capixaba de Escalada - ACE. As chapeletas fornecidas (e compradas para o GT) são frutos de associados que pagam de forma voluntária as mensalidades que garantem executar ações como essa, para que toda a comunidade de escaladores venha usufruir.


Nenhum comentário: