terça-feira, 10 de julho de 2012

Conquista feminina no Espírito Santo


Cume da Pedra da Boca em Pancas. Foto Oswaldo Baldin.


Entre maquiagem, unhas pintadas, pó de magnésio e o zuado da furadeira, mais uma via foi conquistada em Pancas, e dessa vez por uma cordada formada por quatro escaladorAS. Quatro meninas que lançaram-se montanha acima para sua primeira experiência de subir por uma parede virgem. Vivenciaram momentos de incerteza, medo com o próximo movimento à ser executado, preocupação com a forma correta de instalar a proteções, mesclado com muitos momentos de descontração, companheirismo super motivacional, garra e perceverança. E depois de 265 metros de escalada deixaram mais uma linha conquistada na Pedra da Boca, com a via "Amigo Imagiário, 3º IV D1 E2".

Luana Rebouças nos Pontões Capixaba. Foto Oswaldo Baldin.


Estive lá com elas nesse último final de semana, passando um pouco dos meus conhecimentos de conquista, e no objetivo de eternizar esse grande momento da escalada feminina capixaba. Com dois dias de céu favorável consegui captar boas imagens pelas lentes da câmera. E essas imagens somadas com depoimentos super descontraídos irão resultar em um filme (um curta-metragem) que estarei produzindo para a '2ª Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo' com previsão de acontecer em novembro em Vitória.


 Joyce Wandermurem iniciando a conquista. Foto Oswaldo Baldin.


Outras escaladoras capixabas já participaram de conquistas no estado, como a Sarah Abner, Giovana Lanes, Lucia Fragoso, entre outras. E deixaram vias que se tornaram clássicas. Mas esse momento fica marcado como sendo a primeira vez que uma cordada integralmente feminina - e capixaba - faz uma conquista. Momento esse que fico honrado em ter colaborado, e estarei sempre a motivar essa mulherada à tocar pra cima nas grandes paredes.  


 Evie Negro conquistando a segunda enfiada. Foto Oswaldo Baldin.


Essa empreitada contou com o apoio da Planeta Vertical: escola de escalada que há 12 anos vem contribuindo com o desenvolvimento do montanhismo no ES.


 Luciola Gomes tocando a via Amigo Imaginário. Foto Oswaldo Baldin.


E lembrando que vem ai o "6º Encontro Capixaba de Escalada" nos dias 04 e 05 de Agosto nas montanhas dos Pontões Capixaba de Pancas. Se liga: http://www.oswaldobaldin.com.br/2012/07/6-festival-capixaba-de-escalada.html


.

Um comentário:

Felipe disse...

Parabéns Baldin,sucesso e Kmon!!