domingo, 7 de outubro de 2012

Escalada guiada é modalidade escolhida para disputar entrada nas Olimpíadas


A escalada guiada foi a modalidade escolhida pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, na sigla em inglês) para disputar entrada nas Olimpíadas a partir de 2020. O anúncio foi feito no dia 16 de setembro durante o campeonato mundial do esporte, realizado na França.

Conforme o Webventure divulgou, a IFSC foi oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2010. No ano seguinte aconteceu uma reunião com representantes das federações nacionais, visando organizar melhor os países para os jogos.

Segundo Marco Scolaris, presidente da IFSC, “a escalada guiada é a modalidade histórica e tradicional do esporte. É a expressão mais comumente percebida pelo público e um evento popular entre praticantes e admiradores. A técnica traz os atletas para um desafio contínuo à gravidade, e especialistas em televisão afirmam que uma competição nas alturas era necessário”.

Criada em 2007, a federação internacional do esporte tem promovido a escalada a partir de uma estrutura sólida e bem administrada, com políticas de igualdade de oportunidades, inclusão, anti-doping e saúde dos atletas. Segundo a direção da entidade, as modalidades de boulder e velocidade ainda podem entrar nos jogos, apesar de não participarem do escrutínio inicial.

“A IFSC acredita que a inclusão da escalada esportiva irá beneficiar os Jogos Olímpicos trazendo uma audiência jovem e apaixonada. O esporte dialoga com pessoas jovens e as envolve em uma modalidade que pode ser praticado pelo resto de suas vidas. Ela também fala com cada um de nós: homens e mulheres, meninos, crianças, idosos, paraescaladores. Todos jogam no mesmo campo”, afirmou Scolaris.

O próximo passo rumo às Olimpíadas será uma apresentação da modalidade ao Comitê Programático do COI, que deve ocorrer em dezembro, na França. A decisão final sobre a possível inclusão de um esporte nos Jogos Olímpicos, seguida da provável exclusão de outra modalidade, acontecerá em setembro de 2013. 

Fonte: http://www.webventure.com.br/montanhismo/n/escalada-guiada-disputara-entrada-nas-olimpiadas/31732

Nenhum comentário: