sábado, 4 de maio de 2013

Conquista do "Dente" na Pedra Paulista


A Pedra Paulista fica localizada no município de Itaguaçu, e é conhecida por abrigar a via "Nada é o que parece ser", que com seus 800 metros extensão é a maior via do Espírito Santo. Na muralha frontal dessa montanha existe um Totem que por tempos chamou a atenção dos escaladores, até que recentemente foi conquistado, gerando duas vias de escalada em móvel. Abaixo Sandro Souza - que foi um dos conquistadores - descreve como foi a abertura dessas vias.

A Paulista com destaque para o "Dente". Foto Arquivo Sandro Souza.


"O totem da Pedra Paulista (Itaguaçú) conhecido como Dente, foi conquistado no dia 7/4/13 pela via Fio Dental, 90m 5º Vsup. E no dia 21/4 também foi conquistada a chaminé que fica em sua lateral esquerda, pela via Boticão, 80m 6º VIsup. Concluí a abertura destas vias na companhia do amigo Porko sendo que na primeira via também contei com a participação do Luca C. Portilho e do Pietro Muriqui. 


Uma das fendas da via "Fio Dental". Foto Arquivo Sandro Souza.


A via Fio Dental segue por um sistema de fendas da frente do totem. É uma via bonita e agradável de escalar. Dá pra usar entalamentos de mãos e pés bem como agarras por fora da fenda. As proteções em sua maioria são sólidas. As transições entre fendas reservam lances bonitos em agarras e aderência. Tudo bem protegível com móveis, e também com dois grampos em uma dessas transições. O topo conta com dois grampos. Pra descer é melhor unir cordas de 60m, mas é possível descer com somente uma, usando árvores como paradas intermediárias.

Chaminé da via Boticão. Foto Arquivo Sandro Souza.


A via Boticão é uma chaminé limpa e convidativa. Ela é uma ótima pedida pra quem quer evoluir nessa técnica, pois contém as principais características desse tipo de escalada, movimentação, escolha de pontos de descanso, logística e manuseio de equipamento móvel, tudo num pacote menor e menos comprometedor. Como em toda chaminé, pessoas esbeltas (rsrs) levam vantagem, e joelheiras são mais importantes que sapatilhas."


As duas pelas opções de vias no Dente. Foto Arquivo Sandro Souza.


Nenhum comentário: