domingo, 1 de setembro de 2013

Escovando a Macaca

 
 Limpando um cartão postal de Vila Velha. Foto José Augusto Brunoro.


A Macaca, como também é conhecido o Morro do Moreno em Vila Velha (ES), recebeu no ultimo sábado um tratamento especial, onde um grupo de escaladores da Associação Capixaba de Escalada (ACE) esteve removendo as pichações do setor Testa da Macaca.


Multirão de limpeza em ação. Foto José Augusto Brunoro.


O trabalho é árduo, e exige o uso de solvente químico, escovas de ação, luvas de proteção e muita disposição. E foi isso que um grupo de aproximadamente 10 voluntários da ACE tiveram ontem, conseguindo remover praticamente toda a enorme pichação que ficava localizada  de frente para a Terceira Ponte, e podia ser avistada de Vitória à quilômetros de distância de Vila Velha.

O escalador Foto José Augusto Brunoro que esteve participando da ação declarou: "Fomos desfazer uma sujeira no Morro do Moreno, em Vila Velha, que achávamos fora de moda em época de manifestações tão surpreendentes. Nós, escaladores, e em nome da ACE - Associação Capixaba de Escalada, deixamos aqui nosso repúdio a esse tipo de agressão a um monumento natural. Ajudem-nos a preservá-los."


Resultado da remoção das pichações. Foto José Augusto Brunoro.


Esse é um trabalho que a ACE desenvolve no local desde 2005, quando adotou a área atraves do Programa Nacional "Adote uma Montanha", onde montanhistas e escaladores ajudam voluntariamente atraves de mutirões para a limpesa e manutenção de uma área.

Agora é esperar, para que com os anos a superfície rochosa volte ao melhor do seu estado natural - como já percebemos que aconteceu com as primeiras pichações removidas à anos atrás -, e que as pessoas procurem se conscientizar cada vez mais da importância de minimizar os impactos ao visitar os ambientes naturais.


.

Nenhum comentário: