CURRÍCULO


Nascido, crescido e moldado nas montanhas capixabas, Oswaldo Baldin é um escalador assíduo e figura muito presente nas montanhas do Espírito Santo. Com 37 anos, 23 deles foram dedicados à escalada. Baldin, como é mais conhecido,  sempre esteve atuante em prol do desenvolvimento e da divulgação da escalada capixaba: através de ações por meio das entidades representativas do esporte; conquistando vias e desenvolvendo inúmeras áreas de escalada importantes; formando novos praticantes; e divulgando, assiduamente ao longo dos anos, as potencialidades da escalada capixaba através de diferentes veículos de mídia.

Na região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas estão algumas de suas conquistas

Atua como guia e instrutor de escalada na Planeta Vertical, empresa que fundou no ano de 2000, pioneira no segmento no Espírito Santo, sendo responsável pela formação de grande parcela dos escaladores capixabas.

Sempre descobrindo e desenvolvendo a escalada por diversos municípios capixabas, suas conquistas pelas montanhas do Espírito Santo somam mais de 10 mil metros e resultaram em mais de 150 vias, tornando-o no escalador que mais abriu vias no Estado. Em 2015 conquistou inclusive a maior escalada do ES, com 1.150 metros, na Pedra da Lajinha em Afonso Cláudio. É também autor da primeira via de Big Wall conquistada por capixabas, na Pedra do Vilante em Serra. Baldin tem sua experiência adquirida, também, por meio de complexas escaladas que realizou por vias históricas no Estado, como no Pico do Itabira, Cinco Pontões, O Frade e a Freira, Três Pontões, Pedra do Lagarto na Pedra Azul, entre outras. Escalou também em outros Estados e fora do Brasil: na Argentina, Bolívia e Perú.

Escalada na Pedra Azul

Sempre engajado voluntariamente com e pela escalada, em 1998 foi sócio fundador e diretor técnico do Clube de Montanhismo do Espírito Santo - CUMES, e em 2003 foi sócio fundador da Associação Capixaba de Escalada - ACE, na qual fez parte do Conselho Gestor por vários anos. Dentro das entidades colaborou com a organização de diversos eventos (encontros de escalada, mostra de filmes de montanha, ações de preservação ambiental, etc.) e participou de muitas reuniões com órgãos governamentais buscando o acesso para a prática da escalada em unidades de conservação.

Seu filme Amigo Imaginário levou três premiações na edição de 2013 do Rio Mountain Festival

Atua também com a produção de filmes de montanha. Seu documentário Com a Macaca foi premiado como Melhor Direção na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha. No Rio Mountain Festival em 2013, seu filme Amigo Imaginário foi vencedor em três categorias: Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro, Mostra Internacional - Melhor Filme Voto Popular, Prêmio Cidade do Rio - Melhor Filme Júri Oficial. E na edição de 2015 do Rio Mountain Festival, seu filme Sol Invicto foi o vencedor na categoria de Melhor Filme de Montanhismo e Escalada. Seus filmes participaram também de outras mostras pelo Brasil, como da Mostra FATU de Filmes de Aventura, Mostra ABD Capixaba, Mostra de Filmes de Montanha do ES, dentre outras. Baldin produziu uma websérie para um importante portal de esportes de aventura divulgando locais para escalada no ES, além de reportagens e curtas.

Um livrão de 700 páginas que reúne tudo, em 70 anos, sobre a escalada capixaba.

Após 23 anos dedicados à escalada, em 2018 concretizou a realização do maior de seus projetos, escrevendo o livro, "ESCALADA CAPIXABA: A história e o panorama da escalada no Espírito Santo", uma obra que consumiu mais de uma década para ser produzida, e que sagrou-se um projeto inédito, pois trata-se do primeiro guia de escaladas no Brasil que engloba um Estado inteiro.

Durante a apresentação de uma das edições da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo

Em reconhecimento aos anos de dedicação à escalada capixaba, em 2018 foi indicado ao Mosquetão de Ouro, o mais importante prêmio do montanhismo no Brasil. Em 2013 foi homenageado como maior conquistador de vias do Estado, recebendo placa comemorativa. E em sessão solene, em 2009, recebeu o "Título de Honra ao Mérito" concedido pelo município de Vitória pelo trabalho desenvolvido em prol do montanhismo e escalada no Espírito Santo.


SAIBA MAIS SOBRE OSWALDO BALDIN

Postagens mais visitadas