Currículo

.
Capixaba com 34 anos, Oswaldo Baldin dedica-se há 19 anos ao Montanhismo. Atua profissionalmente como Guia e Instrutor de Escalada desde 2000, quando fundou a Planeta Vertical: primeira empresa do segmento no ES.

Engajado com a criação das entidades que representam o esporte, em 1998 foi Sócio Fundador e Diretor Técnico do Clube de Montanhismo do ES (CUMES). Em 2003 foi Sócio Fundador da Associação Capixaba de Escalada (ACE), onde fez parte do Conselho Gestor durante sete anos.


Tem sua experiência acumulada com clássicas e complexas escaladas no ES como: o Pico do Itabira, Cinco Pontões (Foca, Filhote e Língua), Frade e a Freira, Três Pontões, Pedra do Lagarto na Pedra Azul, entre outras.

Realizou diversas escaladas nos estados do RJ, SP e MG.  Em 2007 fez uma trip na Argentina, escalando no Frey e Valle Encantado. E em 2009 esteve escalando na Bolívia e no Perú.

Esta sempre descobrindo e conquistando novas vias nos mais variados estilos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do esporte. Abriu dezenas de vias na Grande Vitória, tornando a região em um grande centro de ‘escaladas urbanas’. Tem centenas de metros de vias conquistadas pelas montanhas do interior capixaba, como a maior via de escalada tradicional do estado, com 800m na Pedra Paulista. E também conquistou uma complexa via de Big Wall na Pedra do Vilante.

Em reconhecimento aos anos dedicados em desenvolver novos setores de escalada abrindo novas vias , em 2013 foi homenageado com maior conquistador do ES, recebendo placa comemorativa.



Em Sessão Solene em comemoração ao Dia do Esportista em 2009, recebeu o ‘Título de Honra ao Mérito’ concedido pela Câmara de Vereadores de Vitória, pelo trabalho desenvolvido em prol do Montanhismo no Estado.

No cenário das competições participou de campeonatos de âmbito nacional entre os anos de 1999 e 2002. E organizou diversas competições e outros eventos no ES.

Atua também com a produção de filmes de montanha. Seu documentário ‘Com a Macaca foi premiado como Melhor Direção na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha (RJ). Participou também da Mostra FATU de Filmes de Aventura (2011), e  teve seus filmes sendo exibidos na 1ª, 2ª e 3ª edição da Mostra Capixaba de Filmes de Montanha em 2011 e 2012 em Vitória (ES).

No Rio Mountain Festival 2013 seu filme 'Amigo Imaginário' foi vencedor em três categorias: "Prêmio Terra Brasilis - Melhor Filme Brasileiro", "Mostra Internacional - Melhor Filme Voto Popular", "Prêmio Cidade do Rio - Melhor Filme Júri Oficial".

Produz vídeo reportagens, objetivando a divulgação das potencialidades do Montanhismo do ES. Durante dois anos produziu uma séria de vídeo reportagens para o site Webventure, que o maior portal de Esportes de Aventura do Brasil. Nestes vídeos apresentou diversos setores de escalada, de norte à sul do ES.

Dentre seus projetos em andamento, está escrevendo o Guia de Escaladas do ES. Um livro que irá reunir a história do esporte no estado, juntamente com os croquis das vias existentes.

Durante seus anos de prática, sempre teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da atividade. Em consequência dos diversos trabalhos realizados, sempre foi procurado pela mídia local e nacional, tendo realizado diversas reportagens.



Clique abaixo para visualizar algumas reportagens que Oswaldo Baldin participou ao longo dos anos.

TELEVISÃO     |     JORNAIS     |     SITES     |     REVISTAS

.